quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Governo de Minas entrega 24 ambulâncias para o Samu

Manoel Marques/Imprensa MG
Governador ressaltou a necessidade de regionalizar as políticas públicas de saúde para melhorar a qualidade do atendimento médico da população

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, entregou nesta quarta-feira (27/1), em Belo Horizonte, 24 ambulâncias a 11 municípios e três consórcios de saúde, que contam com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). Ao lado do secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, Pimentel ressaltou a relevância do serviço para atendimentos de urgência e emergência e os investimentos feitos pela sua gestão para aprimorar a área.

“Temos um carinho muito grande pelo Samu, porque a gente contribuiu para a criação deste serviço. Somos testemunhas desse serviço inestimável. O atendimento do Samu, com toda a certeza, contribuiu para aumentar a expectativa de vida da população”, afirmou o governador.

Fernando Pimentel destacou os recentes convênios para implantar Samus regionais em Minas Gerais. “Esse carinho que temos com o Samu nos levou, nesse primeiro ano, a ter uma preocupação em renovar as frotas. Assinamos quatro novos convênios com consórcios para implantar Samus regionais em Uberlândia, Ipatinga, Divinópolis e Governador Valadares”, explicou.

Esses quatro municípios serão a base do serviço e atenderão outras 167 cidades. “Aos poucos, nós vamos chegar com atendimento do Samu aos 853 municípios de Minas Gerais. Acho que isso é um dever nosso, é um compromisso do governo cuidar da saúde como prioridade absoluta”, completou o governador.

Investimentos

Em Ipatinga, Patos de Minas, Poços de Caldas, Uberaba e Governador Valadares, que já contam com o serviço de Samu municipal, haverá um processo de regionalização, permitindo atendimento a mais municípios. Também receberão ambulâncias Montes Claros, Barbacena e Teófilo Otoni, que já têm o serviço regionalizado e integram consórcios. Hoje, a frota dos Samus Regionais e Municipais existentes no Estado é de 246 ambulâncias.

Com investimento da ordem de R$ 3,3 milhões, os veículos entregues foram doados pelo Ministério da Saúde para a Secretaria de Estado de Saúde, que os repassou aos municípios como parte da política de renovação da frota de ambulâncias. Além disso, o Governo de Minas Gerais está adquirindo outras 300 ambulâncias, com investimento total de cerca de R$ 37 milhões.

A coordenadora-geral do Samu de Sete Lagoas, no Território Metropolitano, Sandra Luzia Rocha Moss, ressalta os benefícios da entrega das novas unidades móveis para o atendimento da população.

“Vai ampliar o atendimento no Estado e a melhorar da qualidade da assistência, além de reduzir os custos em manutenção com os veículos. Também vai gerar maior reserva técnica de ambulâncias, proporcionando maior segurança da equipe ao prestar o atendimento. Nós nos sentimos imensamente honrados em fazer parte de uma gestão firmemente comprometida com o desenvolvimento da saúde em nosso Estado e que tem dado reiteradas mostras de seriedade nos serviços de urgência e emergência”, afirmou.

Agência Minas

Seguidores