quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Hemominas lança 2ª edição do campeonato da Torcida Doadora

Ação é mais uma oportunidade de sensibilizar os torcedores dos times mineiros para a doação de sangue

Neste sábado (25), no Hemocentro de Belo Horizonte, a Fundação Hemominas fará o lançamento da 2ª edição da campanha “Campeonato Torcida Doadora 2014”. Os mascotes de times de futebol, a direção da Hemominas e representantes dos parceiros institucionais dessa iniciativa vão, entre 10h e 11h, interagir com os candidatos à doação de sangue em mais uma oportunidade de sensibilizar os torcedores dos times mineiros para esse ato de cidadania: doar sangue.

A campanha vai acontecer durante o campeonato mineiro (até maio de 2014), mantendo o tema “Quem doa sangue regularmente salva até 12 vidas por ano. Salve um time inteiro. Doe sangue!”. Com iniciativas nas redes sociais, nos jogos do primeiro módulo e atividades na rede de hemocentros estaduais, a Hemominas chama atenção dos torcedores para a solidariedade; a não violência e o respeito à diversidade que estimula a paz entre as torcidas. Dessa forma, pretende sensibilizar os cidadãos torcedores para a doação de sangue em época de grandes eventos esportivos e a qualquer tempo, preparando a cultura da doação unida à paixão pelos esportes. O “Campeonato Torcida Doadora 2014” conta com o apoio dos times e de parceiros institucionais.

Como participar

Ao comparecer em uma das unidades da Fundação Hemominas em todo o Estado para doar sangue, o cidadão deve registrar no cadastro a informação sobre o time do coração. Cada registro cadastrado será somado aos demais recolhidos na rede Hemominas, que divulgará à imprensa, aos times e parceiros, toda sexta-feira, o percentual de comparecimento das torcidas de Minas Gerais. Caso você não possa doar por qualquer motivo (temporário ou permanente), ainda assim poderá participar. O compartilhamento e a divulgação a amigos e parentes para comparecer nas unidades da Hemominas vai fortalecer a torcida do time do coração.

Os times parceiros vão disponibilizar em seus portais a camiseta da campanha, com o escudo do time, para que o cidadão possa baixar e mandar confeccionar sua própria camiseta do time do coração. As camisetas da campanha não poderão ser vendidas para auferir lucro e serão baixadas dos portais dos times, com autorização dos mesmos, para confecção individualizada. No portal Hemominas, o cidadão que quiser participar da mobilização para doação de sangue, terá à sua disposição o arquivo da camiseta da campanha “Torcida Doadora” para confecção individual. Essa camiseta também não poderá ser comercializada para auferir lucro.

1ª edição do “Campeonato Torcida Doadora”

Em todas as unidades da Fundação Hemominas no Estado, em 2013, 36 mil doadores participaram da campanha, durante as catorze semanas de registro da “Torcida Doadora” (de fevereiro a maio). Esses torcedores, junto a outros mineiros voluntários doadores de sangue, contribuíram para que, no mesmo período do ano passado (de fevereiro a maio), pudessem ser realizadas mais de 195 mil transfusões de hemocomponentes em pacientes de Minas Gerais.

Quem pode se candidatar para doação de sangue

Segundo a Portaria 2.712 de 12/11/2013 e a RDC 51, do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 69 anos, sendo que a idade máxima para a primeira doação é até sessenta anos. Jovens com 16 e 17 anos somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório, cujo modelo de autorização está disponível no site www.hemominas.mg.gov.br.

Todos os candidatos devem pesar acima de 50 quilos; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não ter tido hepatite após os 11 anos de idade e que não tenham tido permanência ou visita às regiões brasileiras endêmicas para Doença de Chagas. Para mais informações sobre os critérios para doação de sangue, ligue 155 ou acesse:

via Agência Minas

Seguidores