segunda-feira, 8 de julho de 2013

Mobilidade urbana na RMBH

Governo de Minas apresenta ao Governo Federal projetos para a mobilidade urbana na RMBH. Sugestões serão apresentadas em reunião que será realizada no Ministério do Planejamento, em Brasília, nesta terça-feira (9)

Durante reunião no Ministério do Planejamento em Brasília, nesta terça-feira (9), representantes do Governo de Minas Gerais apresentarão à ministra do Planejamento, Miriam Belchior, sete propostas de investimentos em mobilidade urbana para a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A comitiva do governo mineiro será comandada pelo vice-governador Alberto Pinto Coelho.

Todos os projetos que serão apresentados já vinham sendo planejados pelo Governo do Estado antes da divulgação da intenção da Presidente da República, Dilma Rousseff, de investir R$ 50 bilhões nessa área. Algumas das propostas já foram inclusive apresentadas em outras ocasiões ao governo federal.

Confira a seguir detalhes sobre as sete propostas que serão apresentadas pelo Governo de Minas:

 1. Revitalização do Anel Rodoviário de Belo Horizonte

Custo: R$ 1,7 bilhão, sendo:

- R$ 200 milhões para obras imediatas (intervenções físicas, operação e manutenção)

- R$ 1,5 bilhão para Obras de Revitalização (estimativa)

Encontra-se em andamento no DER/MG o projeto de engenharia avaliado em R$ 15,5 milhões (com recursos do DNIT). O custo final da obra de revitalização será obtido quando da conclusão do projeto de engenharia (previsão: Abril/2014)

2. Expansão da Rede de Metrô de Belo Horizonte

 Custo: R$ 2,97 bilhões (estimativa), sendo:

- R$ 1,04 bilhão do Orçamento Geral da União

- R$ 750 milhões via financiamentos

- R$ 1,18 bilhão em contrapartidas dos envolvidos (Governo de Minas, Prefeituras e parceiro privado)

Os projetos das linhas 1, 2 e 3 do metrô tiveram ordem de início em abril de 2013 e estão em andamento, com prazo contratual de 12 meses. O Consórcio da Linha 1 e 2  já realizou visitas às estações existentes  e está formulando os projetos de melhoria das mesmas. Além disso, o projeto funcional da Linha 2 está em desenvolvimento, com alternativas de traçado em estudo.

O Consórcio da Linha 3 está consolidando o trabalho do Projeto Funcional. As sondagens e os serviços de geotecnia das três linhas já foram realizados, restando apenas poucas sondagens na área operacional do metrô a serem realizadas, sendo que os estudos topográficos estão em andamento.

Os custos finais de obra serão obtidos quando da conclusão do projeto de engenharia (previsão: maio/2014).

3. Construção do Rodoanel Norte na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Trata-se do Contorno Norte Metropolitano, que conectará os municípios de Sabará, Santa Luzia, Vespasiano, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Contagem e Betim

Custo: R$ 4,05 bilhões, sendo:

- R$ 836 milhões do setor público (aproximadamente R$ 200 milhões/ano a partir do início das obras)

- R$ 3,21 bilhões do parceiro privado

A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) publicou no dia 26/06/2013 a Consulta Pública. A participação por empresas, entidades representativas e da sociedade civil poderá acontecer até o dia 26 de julho de 2013.

4. Pavimentação, sinalização e acessibilidade das vias municipais por onde trafegam as linhas de ônibus do Transporte Metropolitano em toda RMBH.

Trata-se da melhoria das vias por onde passam os ônibus metropolitanos, principalmente na região de Ribeirão das Neves .

Custo: R$ 150 milhões

 5. Projeto TREM (Transporte sobre Trilhos Metropolitano)

Trata-se de obra em modelagem de Parceria Público-Privada (PPP). Trecho intitulado de “Betim – Belvedere”, possuirá extensão de 35,6 km, contemplando 12 estações e atendendo as seguintes cidades: Contagem, Belo Horizonte, Ibirité e Nova lima.

Custo de Implantação: R$ 900 milhões (estimativa)

O Governo do Estado prevê a conclusão da modelagem da PPP até setembro de 2013 e realização da consulta pública para novembro de 2013. Espera-se a publicação do edital até o final do 1º semestre de 2014. As obras possibilitarão a integração do transportes das referidas localidades com a estação do metrô do bairro Eldorado, em Contagem (MG) e com a futura estação do Barreiro, em Belo Horizonte.

 6. Sistema Viário do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte

 Custo Total: R$ 1,136 bilhão, sendo:

- Contorno Norte de Lagoa Santa: R$ 116 milhões

- Via Perimetral Leste do AITN: R$ 91,7 milhões Entroncamento MG 010 (Lagoa Santa) - Entroncamento MG 020: R$ 179 milhões

- Contorno Leste de Lagoa Santa: R$ 345,1 milhões

- Santa Luzia – Plataforma Logística da RMBH - Entroncamento Contorno Leste de Lagoa Santa: R$ 123 milhões

- Ribeirão das Neves - Entroncamento LMG 800: R$ 281,6 milhões

Os projetos viários deverão ser concluídos em novembro de 2013.

7. Melhorias viárias na Avenida Cristiano Machado

 Custo Total: R$ 247,0 milhões, sendo:

- Viadutos sobre a Avenida Sebastião de Brito: R$ 87 milhões

- Trincheira do Vilarinho: R$ 160 milhões

via Agência Minas

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