quarta-feira, 17 de abril de 2013

Governador cobra apuração das mortes de jornalistas no Vale do Aço


Wellington Pedro / Imprensa MG 

Governador cobra resultados e exige celeridade na apuração das mortes de jornalistas no Vale do Aço
Antonio Anastasia diz que elucidação dos crimes trará de volta a sensação de segurança à região

Em entrevista coletiva, nesta quarta-feira (17), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, o governador Antonio Anastasia afirmou ter cobrado resultados e exigido maior celeridade na apuração das mortes dos jornalistas Rodrigo Neto e do repórter fotográfico Walgney Assis Carvalho ocorridas, respectivamente, em março e abril deste ano, no Vale do Aço.

“Nós não podemos tolerar isso e estou cobrando, de maneira muito enfática, que apresentem resultados. Hoje mesmo eu voltei a me reunir, e tenho reunido desde o primeiro acontecimento com o secretário de Defesa, com o chefe da Polícia Civil, com o comandante da Polícia Militar para tratar do assunto, que é muito grave. Nós lutamos à exaustão para termos sempre uma diminuição dos indicadores de homicídios, mas, nesse caso, é ainda pior, porque de fato é contra jornalistas, especialmente em razão das notícias”, afirmou o governador.

Anastasia justificou a presença de profissionais da Polícia Civil da capital, no Vale do Aço, a fim de reforçar as investigações.

“Encaminhamos para lá uma equipe de cinco delegados, chefiada pelo chefe do Departamento de Homicídios de Belo Horizonte. Encaminhamos também reforços de toda a natureza para que não só devolva o ambiente de segurança, não só para os profissionais de imprensa, mas para a cidade e que se possa apurar com brevidade os dois crimes que aconteceram e que devem ser repudiados e isso está nos preocupando muito mesmo”, disse.

O governador classificou como inconcebível a possibilidade de existência e atuação de organização criminosa no Vale do Aço. Ao ser indagado sobre o eventual envolvimento de policiais nos crimes, Anastasia foi enfático e defendeu a necessidade de punição para os responsáveis. “Volto a dizer que não posso fazer aqui nenhuma afirmação porque isso é competência da Polícia Civil. Mas o envolvimento de agentes públicos é ainda pior, porque são pessoas pagas para proteger a sociedade”.

Anastasia disse que, com o final das investigações e responsabilização dos envolvidos, a situação voltará ao normal. “Com o fim da impunidade, nós devolveremos a segurança. Entretanto, não pode permanecer como está, com a dúvida sobre a autoria dos homicídios”, concluiu Anastasia.

Seguidores