segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Ciclo de Inovação 2013 recebe propostas de projetos inovadores


Servidores públicos e população em geral podem enviar suas ideias via Internet ou pelo LigMinas 155, até o dia 29 de maio

Ideias apresentadas por servidores públicos e cidadãos poderão se tornar projetos inovadores por meio do Ciclo de Inovação 2013 do Governo de Minas. O objetivo da iniciativa é ouvir a sociedade e, a partir daí, fomentar projetos que contribuam para a melhoria da prestação de serviços e que exerçam impacto positivo na qualidade de vida da população.

O prazo para enviar as propostas é até o dia 29 de maio. Representantes da sociedade em geral podem registrar suas ideias no site do Movimento Minas e da Ouvidoria Geral, ou por meio do Fale Conosco dos órgãos e do LigMinas (155).

Os servidores públicos podem apresentar suas propostas diretamente para a Assessoria de Gestão Estratégica e Inovação (Agei) do seu órgão. As assessorias são responsáveis por coletar as ideias e apresentá-las ao Núcleo Central de Inovação e Modernização Institucional (NCIM) da Subsecretaria de Gestão da Estratégia Governamental (Suges).

O núcleo faz a seleção das propostas apresentadas que, a partir daí, são estruturadas, planejadas e desenvolvidas de acordo com as premissas do Programa Estruturador Descomplicar, que tem o objetivo de simplificar as relações do Estado com os cidadãos, empresas e o próprio Estado.

O ciclo é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Suges. 

Projetos de 2012 em implantação
Em 2012, o ciclo recebeu 85 propostas de projetos, dos quais 35 foram considerados inovadores e já estão sendo implementados. Cinco deles encontram-se na Incubadora de Projetos Inovadores, por constituírem propostas de alta complexidade, envolverem custos maiores e ações transversais entre secretarias de Estado.

Entre os cinco projetos da Incubadora estão a criação da Central de Captação de Vagas, para complementar as ações do Sistema Nacional de Emprego (Sine) na captação de vagas de trabalho; o desenvolvimento de uma  ferramenta tecnológica para divulgar aos produtores rurais, via SMS, informações sobre a comercialização de produtos na Ceasa Minas; e a criação de um software com jogos educativos sobre a  Lei Maria da Penha e educação não-sexista.

via Agência Minas

Seguidores