domingo, 8 de julho de 2012

Rede Legislativa de TV Digital será lançada quinta (12)

Na próxima quinta-feira (12/7/12), será lançada em Belo Horizonte a Rede Legislativa de TV Digital Aberta. Em um único canal digital, o 61, o telespectador poderá acessar a programação das TVs Assembleia, Senado, Câmara dos Deputados e das câmaras municipais. A solenidade de lançamento do novo canal acontece no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a partir das 16 horas.

Trata-se de uma parceria entre a ALMG, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal para democratizar a informação e atender às demandas de participação da sociedade no Legislativo. A ação faz parte do projeto "Modernização da TV Assembleia", que integra o Direcionamento Estratégico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – 2010-2020.

A tecnologia digital permite ao usuário trafegar por quatro programações diferentes, 24 horas por dia, no mesmo canal, que já opera em caráter experimental desde 28 de junho. O sinal da ALMG pode ser captado pelo canal 61.2. A Câmara dos Deputados é sintonizada no canal 61.1 e, o Senado Federal, no 61.3. O canal 61.4 está reservado às câmaras municipais da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Caberá à Assembleia Legislativa a alocação, a guarda e a manutenção dos equipamentos.

O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), considera que esse avanço tecnológico e a integração das casas legislativas é mais um passo na evolução do Legislativo em sua missão de ser o legítimo
representante da vontade popular. "Por permitir maior integração do Estado e maior interatividade com os cidadãos, o canal digital será também uma ferramenta que irá contribuir para o aperfeiçoamento do Poder Legislativo", afirma o presidente. 

Segundo o diretor da TV Assembleia, Rodrigo Lucena, o canal digital vai facilitar a chegada do sinal da emissora ao interior, por meio de parcerias com as câmaras municipais. Além da multiprogramação, no futuro a TV digital vai permitir também a convergência de mídidas e a interatividade com os cidadãos de todo o Estado, continua ele. "É a TV do futuro. Esse novo canal promete tornar a televisão uma ferramenta
de comunicação muito mais poderosa, com mais possibilidades de aproximação do Poder Legislativo com a sociedade", explica.
--
Assessoria de Imprensa ALMG

Seguidores