quinta-feira, 5 de julho de 2012

Escolas estaduais aguardam pais de alunos neste sábado para discutir metas


“Toda comunidade participando” é a segunda etapa do Dia D da Educação, em que pais e estudantes vão às escolas para participar do planejamento das atividades
  
O próximo sábado, 07, será dia útil para todas as escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais. Nesse dia, as 3.762 escolas estaduais abrirão suas portas para a participação dos pais no planejamento das atividades do próximo semestre. Será realizada a segunda etapa do Dia D, chamada "Toda comunidade participando", as escolas apresentarão os boletins de avaliação, além de divulgar e discutir as metas e o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) da instituição.

A primeira etapa do Dia D aconteceu na última quarta-feira, dia 04. Todos os professores, diretores e especialistas tiraram o dia para planejar as metas de melhoria na aprendizagem, tomando como base os resultados das avaliações externas aplicadas em Minas: o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). O resultado da reunião da última quarta-feira será apresentado aos pais nesse sábado. E com base no que for apresentado pela equipe pedagógica, pais e estudantes podem sugerir mudanças no projeto.

Esse encontro possibilita que os pais tenham conhecimento sobre o desenvolvimento de seus filhos na escola, e permite sua participação na elaboração de propostas para o PIP, programa desenvolvido pela Secretaria de Educação de Minas Gerais. A participação da família é importante para que a qualidade do ensino na rede pública mineira continue avançando.

Proalfa e Proeb
Minas foi o primeiro estado do Brasil a avaliar censitariamente os estudantes da rede estadual de ensino. O Proalfa mede a capacidade de leitura, escrita e interpretação dos estudantes matriculados no 3º ano do ensino fundamental, geralmente alunos com oito anos de idade que estão no chamado “ciclo da alfabetização”. Já o Proeb testa o conhecimento dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática e é voltado para alunos de 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do nível médio, estes que são os anos finais dos outros ciclos de ensino.

As duas avaliações fazem parte do Sistema Mineiro de Avaliação (Simave), criado em 2000, e são aplicadas não apenas nas escolas da rede estadual, mas em todas as redes municipais do Estado, abrangendo os 853 municípios mineiros.

Na sua primeira aplicação, em 2006, o Proalfa apontou que apenas 48,6% dos estudantes sabiam ler e escrever no nível considerado recomendável. Já em 2010, o patamar recomendável foi atingido por 86,2% das crianças de oito anos. A qualidade e os resultados da avaliação conduzida no âmbito estadual se refletem também no bom desempenho obtido pelos estudantes mineiros na Prova Brasil, base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). No último IDEB, Minas foi o Estado com os melhores resultados entre os anos iniciais do ensino fundamental no país.

Serviço:
Dia 07/07 – Dia D da Comunidade Escolar - Toda comunidade participando
Envolve pais e alunos, que podem fazer sugestões no plano pedagógico da escola. Este sábado é considerado dia letivo.

via Agência Minas

Seguidores