terça-feira, 17 de julho de 2012

Epamig realiza 6º dia da vitivinicultura mineira


Minas Gerais pesquisa tecnologias para produção de vinhos finos

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realiza na quinta-feira (19), em Caldas, no Sul de Minas, o 6° dia da vitivinicultura mineira, com o objetivo de apresentar os principais resultados de pesquisa em vitivinicultura.   O evento também pretende integrar os produtores de uva, visando o fortalecimento da atividade nessa região do Estado.

Em duas estações de campo os participantes irão conhecer mais sobre instalação de vinhedo; o preparo do solo, o plantio de mudas e os primeiros tratos culturais de videiras e manejo de videiras; poda e formação de plantas. Os participantes também poderão obter informações em pesquisa e desenvolvimento vitivinícola no Núcleo Tecnológico Uva e Vinho, que será apresentado pelo Coordenador do Núcleo, Murillo Regina, que é também pesquisador da Epamig. 

Segundo o coordenador, as tecnologias geradas pela Epamig já estão disseminadas em Minas Gerais e também em outros estados brasileiros. “A técnica da dupla poda, que permite a inversão do ciclo da videira para colheita no inverno, está sendo empregada no Sul de Minas Gerais e interior de São Paulo, com resultados positivos”, afirma. Murillo explica que a produção de mudas pela técnica enxertia de mesa para a videira, trazida da Europa e adaptada ao Brasil pela Epamig, já é empregada em escala comercial em todo o Brasil. “Vários projetos comerciais estão instalados e temos algumas vinícolas em construção”, informa.

Outros temas também serão apresentados nesse dia: Prevenção de doenças na videira: Podas e formação de plantas, pelo pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), José Hernandes e tecnologias e tendências na produção de uva Niágara Rosada, pelo pesquisador da EPAMIG Rodrigo Meirelles Pimentel. A enóloga da Epamig Marite Dal’Osto conduzirá visita técnica na vinícola experimental e comentará sobre elaboração de vinhos.

A inscrição para o 6º Dia da Vitivinicultura Mineira é gratuita. A programação completa pode ser conferida no site www.epamig.br

Núcleo Tecnológico
O Núcleo Tecnológico Epamig Uva e Vinho, instalado na Fazenda Experimental da Empresa em Caldas (FECD) norteia, desde sua criação em 2005, as estratégias de pesquisa em vitivinicultura em Minas Gerais.

Segundo o gerente da FECD, César Augusto Fabrino, para apoiar as ações do Núcleo a Fazenda Experimental possui infraestrutura, constituída por bancos de germoplasmas das principais variedades de copa e de porta-enxertos de videira, áreas experimentais de manejo e condução da videira, unidade de enxertia de mesa e produção de mudas, além de modernos laboratórios de biotecnologia vegetal e de avaliação de qualidade da uva e do vinho, e da única vinícola experimental presente na região Sudeste do Brasil.

6º Dia da Vitivinicultura Mineira
Data: 19/07/2012
Horário: 8h
Local: Núcleo Tecnológico Epamig Uva e Vinho – Av. Santa Cruz, 500 – Caldas – MG
Informações: (35) 3735-1101 – fecd@epamig.br

via Agência Minas

Seguidores