quinta-feira, 5 de julho de 2012

Coronel Fabriciano intensifica ações de combate ao mosquito da dengue


Agentes realizaram a troca do lixo reciclável 
por material escolar | Raquel Kaizer / SES

Força Tarefa promove a troca de materiais inservíveis por material escolar em bairros do município.

Os moradores de Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, região do Rio Doce, realizaram nesta quinta-feira (05) um mutirão de limpeza para trocar materiais inservíveis, como pneus, garrafas pet e latas, por materiais escolares. 

A ação faz parte da Força Tarefa de Combate à Dengue realizada pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), que está durante toda a semana intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypty no município.

Foram destinados para a troca cerca de 2.400 cadernos, 26 mil lápis e 25 mil borrachas que durante os dois dias de ação irão estimular e mobilizar crianças e adultos para que não acumulem objetos criadouros do mosquito da dengue. 

O Dengue Móvel, caminhão que percorre os bairros trocando materiais descartáveis por material escolar, esteve presente nesta quinta-feira na praça da Quadra, no bairro Santa Cruz, no horário de 13h30 às 16h30. Nesta sexta ( 060, o dengue móvel estará presente  na Praça Padre de Man, bairro Caladinho de Baixo, das 08h às 11h, e na Praça da Quadra, bairro São Domingos I, das 13h30 às 16h.

Notificação
Dados epidemiológicos deste ano apontam Coronel Fabriciano como o quinto município no Estado com maior número de casos notificados de dengue. Foram registrados 973 casos até a terceira semana de junho. O número representa um aumento de aproximadamente 32% em relação ao mesmo período de 2011, quando o município notificou 734 casos da doença.

Sobre estes dados  Juniel Scarabelli, Referência técnica de endemias da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, afirma que a escolha do município para  o recebimento da Força Tarefa foi prioritária. “No ano de 2009, o quantitativo de notificação foi bem significativo no período do inverno, o que não é comum na região. Diante deste histórico e dos dados atuais, qualquer ocasião em que trabalharmos o combate à dengue é bem vinda e estimula a população a evitar a doença de forma contínua. Há necessidade de se intensificar o controle e o combate da dengue na cidade para que a população mude os hábitos e assuma o papel de combatente da dengue”, disse.

Carine Gregório Domingos, de 15 anos, trouxe em um carrinho de mão 16 pneus que foram trocados por cadernos. “Achei muitos destes pneus na rua, na casa da casa da minha avó e até no quintal do vizinho. Pedi para trazer para a troca e expliquei que tirando tudo que pode acumular água do quintal, a gente evita uma doença que pode até matar”, disse o jovem.

Alunos da Escola Municipal Maria das Graças Ferreira também compareceram na ação trazendo muitas garrafas pet. A professora Luciana Dias considera que o incentivo das crianças para a troca destes objetos vai muito além do cuidado com a saúde, pois incentiva os cuidados com o meio ambiente. “Trabalho com crianças de 9 a 11 anos e, nessa fase, elas são multiplicadoras e levam muitas informações para os adultos. Trouxe as crianças hoje para que na troca de amanhã sejam os pais que compareçam”, disse. 

Todo o material recolhido nos dois dias da ação será doado para a Associação de catadores Nova Vida, localizada na própria cidade. Os catadores realizarão a destinação correta do material contribuindo para a prevenção da doença e para a preservação do meio ambiente.

via Agência Minas

Seguidores