quinta-feira, 21 de junho de 2012

Força Tarefa realiza ações de combate à dengue Franciscópolis


Lineu Cardoso / SES

População foi às ruas para participar da mobilização e pode trocar lixo reciclável por material escolar.

Crianças e adultos fizeram fila para trocar materiais que podem se tornar criadouro do mosquito da dengue por material escolar

A Força Tarefa de Combate à Dengue trabalha, até a próxima sexta-feira (22), no município de Franciscópolis, no Vale do Mucuri.  Vinte e sete agentes de endemias e a equipe de mobilizadores da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES) fazem, desde a última segunda-feira, visitas domiciliares para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti e várias ações com objetivo de prevenir e combater a doença.

A Força Tarefa faz parte do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue, reunindo esforços do Governo de Minas, prefeituras e sociedade, no enfrentamento à ameaça da doença em todo o Estado.

Nesta quarta-feira, a população do distrito de Antônio Ferreira realizou as ações de mobilização.  Os moradores tiveram a oportunidade de trocar materiais inservíveis, como pneus, garrafas pet e latas, por material escolar.

“É muito importante essas ações do Governo de Minas, pois além de limpar o nosso ambiente evitando a propagação da dengue, trás o beneficio às nossas crianças, pois promove a troca de materiais inservíveis por materiais escolares e também a conscientização de toda a população do quanto é importante esta mobilização”, disse Arismar Vieira mascarenhas, 40 anos, professora, moradora do distrito de Antônio Ferreira.

Kenia Moreira, coordenadora de epidemiologia de Franciscópolis, destacou que a mobilização social em torno da dengue é um momento ímpar na comunidade que recebe a ação, porque todos se voltaram para a questão da prevenção. Crianças, adultos e até idosos saíram de suas casas para realizarem a troca de materiais inservíveis pelo material escolar. É um “chamado” atendido pela comunidade. Todo o trabalho, o cansaço da equipe é tão gratificante, quanto o sorriso de um morador que participou desta ação.

A Força Tarefa visa mobilizar a população para retirar os focos do mosquito e evitar que haja proliferação da doença. "Atualmente, o índice de infestação pelo mosquito é baixo em nosso município, mas mesmo assim precisamos manter o controle da doença e estamos recebendo a equipe da Força Tarefa”, salientou o prefeito Franciscópolis Nilton dos Santos Coimbra.

De janeiro a junho/2012, o município apresentou 45 notificações, sendo 16 casos confirmados, somente no distrito de Antônio Ferreira foram 05 notificações com 04 casos confirmados.

via Agência Minas

Seguidores