quinta-feira, 21 de junho de 2012

Corinto se mobiliza e inicia combate ao mosquito da dengue


Alessandra Maximiano

Objetos que podem servir de locais de foco da doença foram recolhidos e trocados por materiais escolares

A população de Corinto, na região Central de Minas Gerais, se mobilizou nesta quarta-feira(20) para fazer uma limpeza na cidade, o objetivo era eliminar os possíveis focos do mosquito da dengue.
Pneus, garrafas pet e latas foram trocados por cadernos, lápis e borrachas nas praças Lucas Alves e Tenente Milton Edson de Farias. Somente pela manhã dois caminhões com estes materiais foram destinados para a cooperativa de reciclagem Reciclo.

O Supervisor de endemias da superintendência regional de Saúde de Sete Lagoas, Nelson Marques de Lima afirmou que a presença da Força Tarefa no município está incentivando a população sobre as atitudes que são necessárias para prevenir a dengue. “Os agentes de endemias visitaram várias casas e encontraram caixas d’água sem tampas, pratinhos de vasos de plantas com água e principalmente muitos objetos que já estavam acumulando água da chuva, e aguardando apenas o depósito dos ovos do mosquito”, disse.

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Corinto, Renata Guedes Paiva, a principal forma de se combater o mosquito da dengue é por meio da educação e da tomada de consciência das pessoas. “Até presenciarem um caso de dengue na família ou de um amigo muito próximo às pessoas não têm consciência do quanto a doença é grave”, afirmou.

No período da tarde, alunos da Escola Estadual Maria Amália Campos foram acompanhados pelos professores e além de trocar os objetos por materiais escolares, as crianças da quarta e quinta série receberam o manual do combatente, se tornando multiplicadores da ação.

Marcela Gomes de Faria, de 10 anos, voltou para a escola com 3 cadernos e dez lápis. “Quando chegar em casa vou mostrar para a minha mãe que ganhei estes cadernos e estes lápis e vou falar que ganhei porque ajudei a combater o mosquito da dengue”, afirmou.

Nesta quinta feira (21), a ação de troca será realizada na Praça da Bandeira, de 08h às 11h. No período da tarde, visitas institucionais serão realizadas para reforçar a ação de que todos devem entrar na luta contra à dengue.

via Agência Minas

Seguidores