sexta-feira, 20 de abril de 2012

Inhotim - Intensivo Curatorial no Brasil

Atividades são realizadas pela primeira vez na América Latina 

Jovens curadores de todo o mundo estarão reunidos, na próxima semana, no Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG) para as atividades do curso Intensivo Curatorial realizado em parceria com a Independent Curators International (ICI), de Nova York. Realizadas de 24 a 28 de abril, as atividades vão incluir estudos de caso com artistas que já produziram obras no Inhotim, seminários fechados com os participantes e também mesas-redondas abertas ao público. 

Durante o curso, o Inhotim será apresentado como estudo de caso, juntamente com questões cruciais para o campo da curadoria, entre elas a execução e adaptação de obras site-specific, a interpretação e recriação de projetos de arte perdidos ou não realizados, os conceitos expandidos de museu e exposição, a curadoria por meio da construção de uma coleção, a expansão espacial da instituição e novas formas de divulgação e aproximação com o público.

Estarão presentes no programa o curador do Inhotim, Rodrigo Moura, o curador chefe do Inhotim, Allan Schwartzman, o diretor artístico do Inhotim, Jochen Volz, a diretoria do ICI, Kate Fowle, o co-diretor da galeria Artangel, em Londres, James Lingwood, os curadores independentes Victoria Noorthoorn e Adriano Pedrosa, e os artista Marilá Dardot, Ernesto Neto e Rivane Neuenschwander.

O Intensivo Curatorial é um programa de treinamento de curto prazo do ICI, que oferece a curadores de todo o mundo a oportunidade de desenvolver projetos curatoriais e fazer contato com profissionais da área. O programa ocorre duas vezes por ano em Nova York e em outros lugares, em conjunto com parceiros institucionais. No Brasil, o curso terá também a parceria com o Seminário da Pós-graduação da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais.

As atividas do Intensivo serão realizadas em inglês, com tradução simultânea para o português. Os ingressos gratuitos serão distribuídos por ordem de chegada, 30 minutos antes de cada atividade. A capacidade do Teatro Inhotim é de 210 lugares. Confira abaixo a programação aberta ao público, que acontece sempre das 10h às 13h:

24 de abril – Seminário com Victoria Noorthoorn

25 de abril – Comissionamento: Como o processo afeta o artista e o curador?
Com Victoria Noorthoorn, Rivane Neuenschwander e moderação de Kate Fowle.

26 de abril – Site Specific: Pensando sobre lugar, comunidade e cultura
Com Jochen Volz, Ernesto Neto e Marilá Dardot.

27 de abril – A exposição expandida: Quais sãos as principais preocupações dos curadores de hoje ao mudar os parâmetros das formas tradicionais de exibição de uma obra de arte, de uma exposição e de um museu?
Com Victoria Noorthoorn, Jochen Volz e Adriano Pedrosa.

28 de abril – Simpósio Intensivo Curatorial - 10h às 18h
Curadores selecionados para o Intensivo Curatorial apresentarão seus projetos desenvolvidos ao longo da semana. Encerramento com James Lingwood, da Artangel. 

via Isabela Marschner | Imprensa/Inhotim
--
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores