sexta-feira, 2 de março de 2012

Mais de 262 mil candidatos fazem provas do concurso da Educação neste domingo em Minas


Os 262.989 mil inscritos no concurso da Secretaria de Estado de Educação (SEE) participam da primeira etapa do processo seletivo | Divulgação/SEE

Ao todo, são ofertadas 21 mil vagas. Confira detalhes do exame, que ocorre simultaneamente em 49 cidades mineiras

Neste domingo (4), os 262.989 mil inscritos no concurso da Secretaria de Estado de Educação (SEE) participam da primeira etapa do processo seletivo e realizam provas objetivas em todo o Estado. O exame ocorre simultaneamente em 49 cidades mineiras. A segunda etapa será a avaliação de títulos. As cidades nas quais as provas serão aplicadas são os municípios-sede das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs). A exceção fica por conta da SRE de Nova Era, que, além da cidade sede, também terá como locais de prova nos municípios de Itabira e João Monlevade. No caso das Regiões Metropolitanas A, B e C, e da Região Metropolitana de Belo Horizonte, as provas serão aplicadas na capital.

Composta por 60 questões de múltipla escolha, a prova terá duração de quatro horas, nos turnos manhã e tarde, que variam de acordo com as carreiras. O concurso oferece um total de 21.377 vagas. No turno da manhã, serão 305 locais de prova que terão acompanhamento de 9.328 fiscais. Já no período da tarde, são 9459 fiscais para 294 locais de aplicação. As provas acontecem em escolas estaduais, municipais e instituições de ensino técnico e superior. O concurso está sendo aplicado pela Fundação Carlos Chagas e coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

Em média, o concurso terá 12,3 candidatos por vaga. O cargo que registrou o maior número de inscritos no concurso público foi o de Assistente Técnico de Educação Básica, que irá cumprir a função de apoio técnico nas escolas estaduais. Foram 60.279 candidatos inscritos para concorrer a uma das 4.401 vagas - uma média de 13,7 candidatos por vaga. A concorrência, contudo, é maior no cargo de Analista Educacional. Foram 29.181 para uma das 378 vagas, uma média de 77 candidatos por vagas.

Já o número de professores interessados no concurso público deste ano foi maior do que o registrado no último exame. Na ultima edição, realizada entre os anos de 2004 e 2005, a Secretaria de Estado de Educação ofereceu 16.989 vagas para o cargo e teve 79.541 candidatos interessados, uma média de 4,68 por vaga. Já neste ano, a relação entre o número total de inscritos e o número de vagas para o cargo de professor foi de 10,04 candidatos. Especificamente para o cargo de professor dos anos iniciais do ensino fundamental, a média sobe para 16,6 candidatos por vaga.

Horários e outras orientações sobre as provas
Para os candidatos que concorrem a uma vaga nas carreiras de cargos de Professor Educação Básica – Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Assistente Técnico Educacional e Assistente Técnico de Educação Básica a prova terá início às 8h30, mas os candidatos devem chegar ao local de prova, às 8h.

Já os candidatos a vagas nas carreiras de Professor Educação Básica (Arte/Artes, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna -Espanhol, Língua Estrangeira Moderna -Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia); Analista Educacional; Analista Educacional – Inspeção Escolar; Especialista em Educação Básica – Orientação Educacional; e Especialista em Educação Básica – Supervisão Pedagógica, as provas terão início às 14h30, mas os candidatos devem chegar às 14h.

De acordo com o edital do concurso, o candidato deve comparecer ao local de prova munido do comprovante de inscrição, documento original de identidade, caneta esferográfica de tinta preta e de material transparente, lápis e borracha. Os candidatos deficientes visuais (cegos), que solicitaram prova especial em Braile, deverão levar no dia da aplicação do exame, reglete e punção, podendo, ainda, utilizar-se de soroban.

A prova é composta por 60 questões, sendo 20 de conhecimentos gerais e 40, por conhecimentos específicos. O tempo mínimo de permanência no local de realização do exame (período de sigilo) será de 60 minutos a partir do início das provas. Será considerado aprovado na primeira etapa o candidato que obtiver o mínimo de 50% de acertos nas questões de conhecimentos gerais e 50% nas questões de conhecimentos específicos.

O gabarito das provas será divulgado no endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br, no primeiro dia útil após a aplicação da prova objetiva. O resultado final da prova objetiva, assim como a lista de classificação dos candidatos aprovados, será divulgado no Diário Oficial dos Poderes do Estado, após o julgamento de eventuais recursos interpostos contra as questões das provas e gabaritos preliminares. A segunda etapa do concurso é de caráter eliminatório e será destinada a avaliação de títulos.

Oportunidades profissionais diversas
No concurso são ofertadas vagas para professores que atuarão nos anos iniciais do ensino fundamental (1ª à 5ª séries). Esse profissional atua em sala de aula com crianças na faixa etária de 6 a 10 anos. O trabalho de alfabetização, letramento e o ensino de operações simples da Matemática, como adição e subtração, por exemplo, estão entre suas atribuições. O educador deve ter licenciatura em Pedagogia ou Normal Superior.

Já os docentes, que vão atuar nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º) e no ensino médio, têm formação específica, de acordo com as disciplinas que integram os Conteúdos Básicos Comuns (CBCs) – Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna/Inglês, Língua Estrangeira Moderna/Espanhol, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia.

Ainda no ambiente escolar, outra carreira que oferta vagas é a de Especialista em Educação Básica, nas funções de Orientação Educacional e Supervisão Pedagógica. Esses profissionais atuam no acompanhamento do professor e dos alunos, além de auxiliarem na elaboração e execução do plano pedagógico. “Aqui na escola, sou responsável por dar o suporte aos professores e por acompanhar o aprendizado dos alunos. Eu sugiro materiais aos professores, como textos, e participo de capacitações promovidas pela Superintendência, nos quais recebo sugestões para aplicar na escola. Também faço o atendimento de pais de alunos”, conta a Supervisora Pedagógica da Escola Estadual Dr. Luiz Pinto de Almeida, no município de Santa Rita do Sapucaí, Marita Graciano Lobato Bicalho Vítor.

Nas secretarias das escolas, o Assistente Técnico de Educação Básica, que cumpre a função de apoio técnico, é responsável por tarefas como efetuar matrículas, emitir histórico de alunos e atender e encaminhar o público que frequenta o ambiente escolar. Ele também pode auxiliar na organização, manutenção e atendimento em espaços como a biblioteca.

Outra carreira que oferta vaga no concurso é a de Assistente Técnico Educacional. As vagas disponíveis são para profissional que exercem a função de apoio técnico. Ele atua na sede da Secretaria de Estado de Educação (SEE) ou em uma das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Esse profissional tem entre suas funções a organização de arquivos e o protocolo de documentos, além da manutenção do sistema de informações legais e regulamentares de interesse da SEE. O analista educacional, também com atuação nas sedes ou nas regionais, cumpre atividades técnicas. Ele desempenha funções como a elaboração de ofícios e memorandos nos setores em que atua. Ele também organiza e produz dados e informações educacionais.

Já os profissionais que exercem a função de Analista Educacional/Inspeção Escolar, apesar de serem lotados nas superintendências regionais de ensino, têm a escola como campo de atuação. “Nosso trabalho consiste em visita às escolas para fazer o acompanhamento da área administrativa, mas também pedagógica. Entre as nossas tarefas estão: a verificação da pasta dos alunos, do quadro de pessoal para que possamos avaliar se a escola está com quadro de servidores necessários para a realização de seu trabalho. O levantamento do número de servidores a serem designados, quando necessário, também é feito pelo inspetor”, cita Solange Pereira da Paz. Ela é inspetora escolar na Superintendência Regional de Ensino de Sete Lagoas e está na carreira há 23 anos.

via Agência Minas

Seguidores