sexta-feira, 2 de março de 2012

Ipsemg promove curso gratuito de preparação para a maternidade


Serviço oferece orientações sobre a gestação às beneficiárias do Instituto

Orientar as gestantes sobre os diversos aspectos físicos e emocionais que envolvem a gravidez, o parto e o pós-parto, incluindo o aleitamento materno: esse é o principal objetivo do Curso de Gestante, promovido pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg). A iniciativa é realizada no Centro de Especialidades Médicas, em Belo Horizonte, sempre às quintas-feiras, de 14h as 17h. A participação é gratuita. A primeira edição do curso foi realizada nesta quinta-feira (1º), com a palestra “Aspectos Emocionais da Gestação”, proferida pela psicóloga do Instituto Yara Cardoso.

O grupo de futuras mães, a maioria na primeira gestação, recebeu a informação de que a oscilação do humor e o aumento da sensibilidade são normais durante a gravidez. Yara Cardoso explicou que a senha para buscar o equilíbrio e o relaxamento é sempre a respiração. Ela ensinou o grupo a fazer exercícios de relaxamento com respiração ritmada, a sentir o espaço da barriga e aconselhou as gestantes a conversar com seus bebês, mesmo antes do nascimento, ainda que seja apenas para fazer um relato sobre a rotina do seu dia.

As próximas palestras acontecerão no dia 8 de março, com os temas “Cuidando do bebê”, cuja palestrante é a pediatra Laiz Maria S. Valadares, e “Preparação para anestesia”, com a médica anestesista, Maria Tereza Melo Silva; dia 15/03, “Orientações fonoaudiológicas para a gestante”, com Débora Ferraz de Oliveira e “Importância do pré-natal, parto e planejamento familiar”, cuja palestrante é o ginecologista e obstetra Marco Antônio Moura; dia 22/03, “A importância da alimentação na gestação”, com a nutricionista Cláudia Prado de Souza, e “Saúde bucal da mãe e do bebê”, com a dentista Maria Lúcia Alvarenga Munhoz; 29/03, “Cuidados fisioterápicos com a gestante”, cuja palestrante Renata Sander, e “Cuidados higiênicos com o recém-nascido e aleitamento materno”, com a enfermeira Patrícia Conceição Fonseca Faria Cruz.

Assistência integrada
O Ipsemg oferece assistência integrada a suas beneficiárias, por meio da rede própria ou da rede credenciada, durante a gestação, parto, pós-parto e também em todas as especialidades de pediatria, além de aplicação de vacinas recomendadas no calendário básico do Ministério da Saúde. Para marcar sua consulta durante o pré-natal, seja para ginecologia ou obstetrícia, acesse o link “Prestadores de serviços de saúde”, no site www.ipsemg.mg.gov.br. Os serviços também estão disponíveis pelo telefone 155.

As gestantes, beneficiárias do Ipsemg, que desejarem participar do curso, mesmo que não tenham comparecido à primeira palestra, podem se inscrever pelos telefones: (31) 3247-3361/3350/3180/3179. É permitido levar acompanhante (marido, companheiro, namorado, mãe, irmãos etc.). As palestras serão realizadas na sala de reunião da ala B, 2º andar do Centro de Especialidades Médicas, na rua Domingos Vieira, 488, bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte.

via Agência Minas

Seguidores