segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Governador recebe doações da sociedade para atingidos pelas chuvas

Foram doadas mais de 150 toneladas de produtos | Gil Leonardi/Secom MG
Anastasia determina envio imediato de mais de 150 toneladas de donativos a municípios

O governador Antonio Anastasia recebeu, nesta segunda-feira (16/01), às 9h, no Palácio da Liberdade, de representantes de entidades de classe e dos setores de comércio e alimentício doações para as vítimas atingidas pelas chuvas em Minas Gerais. As doações serão encaminhadas pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de imediato aos municípios em situação de emergência.

As entidades atenderam a um chamado do Minas Solidária,  programa coordenado pela presidente do Serviço Voluntário de Assistência Social, Andrea Neves, e pelo a coordenador Estadual de Defesa Social de Minas Gerais, coronel Luis Carlos Dias Martins, (Cedec), cujo objetivo é o socorro àqueles que sofrem as consequências de catástrofes naturais.  Criado em 2003, o programa é um fórum de solidariedade integrado pelo governo estadual, prefeituras, entidades de classe, empresas e cidadãos.

São mais de 150 toneladas de produtos entre leite, fraldas, alimentos, material de higiene pessoal e limpeza doméstica, colchões, fogões, roupas, roupas de cama e banho.  Durante a solenidade, o governador assina determinação de envio imediato das doações para 20 cidades do interior mineiro. Elas sairão da Praça da Liberdade, em 23 caminhões, para Acaiaca, Barra Longa, Barroso, Claro dos Poções, Conceição da Barra de Minas, Guaraciaba, Mariana, Matipó, Muriaé, Nazareno, Patrocínio de Muriaé, Ponte Nova, Prados, Raposos, Santa Cruz de Minas, São João Del Rei, São Sebastião da Vargem Alegre, Setubinha, Tiradentes e Visconde do Rio Branco.

Estão entregando doações, nesta segunda-feira, a Associação Mineira de Municípios (Amis), Sistema Fecomércio/Sesc, Sistema Fiemg/Sesi, os supermercados Super Nosso, Bretas/Cencosud, Extra, BH, Wall-Mart, Carrefour, EPA e Verdemar, Vilma Alimentos, Cemil, Itambé e Drogaria Araújo.

A Defesa Civil estadual informa que, desde o início da campanha de arrecadação, foram recebidos nos batalhões da Polícia Militar, Bombeiros e Cruz Vermelha, mais de 380 toneladas de alimentos e materiais. Com as doações recebidas nesta segunda-feira, o volume arrecadado chega a 530 toneladas.

Força de Saúde
O governo de Minas criou, na semana passada, Força Estadual de Saúde para atender pacientes com dificuldades de acesso a hospitais e unidades básicas de Saúde. São 20 equipes, com três profissionais cada uma. A força é constituída por médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais.

Na última semana, foi inaugurado em Pouso Alegre mais um depósito avançado do Governo de Minas, montado pela Cedec/Servas, para facilitar recebimento e distribuição de ajuda humanitária. São 13 em atividade no Estado. A Cedec também inaugurou em Ubá um posto para orientar prefeitos sobre documentação para obtenção de recursos federais para reconstrução das cidades atingidas.


Leia outras notícias no Especial: Chuvas MG 2012
--
FarolCom | Coletivo de Imprensa
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO

Seguidores