segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Alunos da rede estadual conquistam medalhas na Olimpíada Mineira de Matemática

Os alunos da rede estadual de ensino vêm cada vez mais se destacando em competições que envolvem o raciocínio lógico.  Dessa vez os estudantes conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze em todos os três níveis da Olimpíada Mineira de Matemática (OMM), competição que tem por objetivo divulgar a disciplina para alunos das escolas mineiras. A entrega das medalhas acontece no dia 6 de dezembro, no auditório da reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

Veterana em competições que envolvem a Matemática, a estudante do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Coronel Oscar de Castro, em Pirajuba, Maria Clara Mendes Silva, conquistou medalha de ouro no nível II da edição deste ano da OMM. "É muito bom ter o esforço reconhecido, fiquei muito feliz quando recebi a notícia", conta. A estudante que utilizou como fonte de estudo provas antigas da Olimpíada já conquistou uma medalha de prata e quatro de ouro na competição.

 

Ao todo, estudantes de nove escolas estaduais conquistaram 15 medalhas. A escola com maior número de alunos premiados foi a Escola Estadual Dr. Luiz Pinto de Almeida, em Santa Rita de Sapucaí. Entre os seis alunos medalhistas da escola está o estudante do 9º ano do ensino fundamental, Gustavo de Andrade Couto Policarpo. O estudante que conquistou medalha de prata, no nível II, atribui a conquista ao seu esforço. "O ensino da escola é muito bom e para me destacar eu também estudei questões de edições anteriores da prova".

 

Segundo o professor de Matemática da escola, Carlos Alberto Bernardo, a instituição busca sempre participar de competições. "A premiação é o reconhecimento do trabalho que vem sendo feito pela escola. Desde o início do ensino fundamental, os alunos trabalham com jogos, resolução de problemas e nós sempre buscamos explicar para eles as várias formas de se resolver um problema. Graças a essa base que a escola dá nossos alunos sempre se destacam nas competições".

 

Olimpíada Mineira de Matemática (OMM) 

Podem participar da competição todos os estudantes das quatro últimas séries do ensino fundamental e do ensino médio de qualquer escola mineira. As inscrições são feitas pelas escolas, assim como a aplicação das provas.

 

A olimpíada é dividida em duas fases. A primeira é composta por 15 questões de múltipla escolha e a segunda etapa por seis questões abertas, as quais os estudantes devem justificar a resposta.

 

A Olimpíada Mineira de Matemática é um projeto de extensão da UFMG que tem entre seus objetivos a difusão e a divulgação da Matemática estimulando o interesse de professores e estudantes e o fortalecimento do contato entre as escolas de educação básica e o Departamento de Matemática da UFMG.


via Agência Minas


--
FarolCom | Coletivo de Imprensa
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores