terça-feira, 5 de julho de 2011

Sacramento - Desemboque - Cineasta João Batista Andrade vai filmar Vila dos Confins de Mário Palmério

As locações serão realizadas na região do distrito de Desemboque, no município de Sacramento, Alto Paranaíba

 

Acompanhado da secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, e do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, o cineasta mineiro João Batista Andrade apresentou, nesta terça-feira (5) ao governador Antonio Anastasia o seu mais novo projeto - o filme "Vila dos Confins", que será inteiramente rodado na região do distrito Desemboque, em Sacramento, no Alto Paranaíba. A nova produção marca a volta de João Batista de Andrade ao seu estado natal.

 

A secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, destacou a importância da produção que mostra uma parte importante da história mineira e explicou que o projeto conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Minas Film Comission. "O filme homenageia Minas Gerais, pois resgata a obra de Palmério", ressaltou.

 

O secretário Narcio Rodrigues lembrou que a nova produção "é uma homenagem mais do que justa e um resgate da obra do grande escritor Mário Palmério, que ao lado de Guimarães Rosa, compõe o rol dos escritores que, de certa forma, adotaram o sertão mineiro como personagem".

 

O cineasta João Batista Andrade, que saiu nos anos 50 de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, para uma consagrada carreira cinematográfica no Brasil e no exterior, é o responsável pelo premiado filme "O Homem que Virou Suco". Segundo ele, "o objetivo da produção é resgatar a memória de um romance que foi muito saudado na época com a publicação de várias edições, mas que precisa ser mostrado para as novas gerações". João Batista explicou também que o filme marca uma volta às origens e revelou que protagonistas principais serão o ator Lima Duarte, que nasceu em Desemboque, e a atriz Letícia Sabatella, mineira de Belo Horizonte.

 

O cineasta também revela que a história contada pelo livro faz parte de sua formação cultural, afetiva e histórica. "Estudava no Colégio Triângulo em Uberaba em 1956, mesmo ano em que o Mário Palmério estava escrevendo o "Vila dos Confins". Então eu convivi de perto com este mundo retratado pelo livro. O jogo político da época, as grandes caçadas e pescarias, tudo me é familiar. Por isto estou ligado emocionalmente a este novo projeto", relembra João Batista.

 

Vila dos Confins

 

Vila dos Confins retrata uma das obras mais importantes da literatura brasileira, do escritor mineiro Mário Palmério. Segundo João Batista, o filme é importante não só para Minas, mas para o país, porque resgata a política, a cultura e a história dos anos 50 no interior do Brasil, época em que as articulações fervilhavam nos sertões, e onde os coronéis ainda ditavam as leis.

 

O filme "Vila dos Confins" está em fase de captação através da Lei do Áudio Visual. Com a apresentação do projeto ao Governo de Minas, João Batista espera sensibilizar as empresas do Estado para uma participação no filme como patrocinadores.

 

João Batista adiantou ainda que o ator Lima Duarte está disposto a ir até o Desemboque, sua terra natal, para apoiar ações de preservação histórica de sua cidade natal. Como se sabe, o povoado que historicamente exerceu um grande papel - sendo o ponto de partida de bandeirantes e desbravadores para a ocupação e desenvolvimento de todo o Triângulo Mineiro - está em franca decadência. "É preciso fazer algo antes que Desemboque, hoje com poucos habitantes, simplesmente desapareça", alertou o cineasta.

 

Desemboque é um lugarejo histórico que guarda ainda a memória da metade do século XX, situado praticamente na mesma região geográfica descrita no livro e que foi o berço da saga da conquista do cerrado brasileiro. Ali será o terreno do Coronel Chico Belo, representado por um dos maiores atores brasileiro, nascido exatamente no Desemboque: Lima Duarte. Nesta proposta, o cineasta João Batista de Andrade terá ainda Letícia Sabatella - para o papel de Maria da Penha. Os dois, Lima e Letícia – entusiastas deste projeto - já aceitaram o convite.


Agência Minas

--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores