terça-feira, 12 de julho de 2011

'Dia do Governo de Minas nos Gerais', em Montes Claros, discutirá geração de emprego, infraestrutura e sustentabilidade

Márcio Utsch, presidente da Alpargatas | Osmar Freire/Secom MG

O "Dia do Governo de Minas nos Gerais", que será realizado nesta sexta-feira (15), em Montes Claros, discutirá os novos investimentos previstos para a área mineira da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), além da sustentabilidade econômica e social da região. O encontro desperta o interesse de lideranças e empresários de vários segmentos, levando-se em conta as novas perspectivas de incremento da economia das regiões Norte e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, com a exploração de jazidas de minério de ferro, gás natural, instalação de novas empresas privadas e investimentos na melhoria e expansão da infraestrutura regional.

O primeiro painel, promovido pelo Governo de Minas, em parceria com a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) e com a Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas Gerais (Adenor), abordará casos concretos de geração de empregos, com base na política de atração de investimentos do Governo do Estado. Os debates serão abertos pelos secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, e de Trabalho e Emprego, Carlos Pimenta.

Ainda nesse painel, outro tema de destaque será a instalação da fábrica da Alpargatas S.A. em Montes Claros. As negociações conduzidas pelo Governo de Minas vão representar, já a partir deste ano, investimentos de R$ 177 milhões na construção da unidade fabril, em uma área de 250 mil metros quadrados e com capacidade para produzir anualmente 100 milhões de pares de sandálias Havaianas. O protocolo para a instalação da fábrica e de um centro de distribuição da Alpargatas foi assinado na última semana, pelo governador Antonio Anastasia e pelo presidente da empresa, Márcio Utsch. A previsão é de que sejam gerados 2.250 empregos diretos e três mil indiretos.

Além do presidente da Alpargatas, também participarão do painel sobre atração de investimentos, os presidentes da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Júnior; da Mineração Minas Bahia, José Francisco Viveiros; da Mineração Riacho dos Machados, Daniel Kivari; o diretor da Votorantim Novos Negócios, Haroldo Fleischfresser; e o diretor de planejamento estratégico e de projetos da Vale S.A., Edson Ribeiro.

Infraestrutura

O segundo painel do Dia do Governo de Minas nos Gerais abordará a infraestrutura para o desenvolvimento e será voltado especificamente para a exploração de minério de ferro e gás natural na bacia do rio São Francisco. O painel será apresentado pelos secretários de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles; deDesenvolvimento Regional e Política Urbana, Bilac Pinto; e pelos presidentes da Cemig e da Gasmig, Djalma Morais e Fuad Noman, respectivamente.

Às 11 horas, terá início o Painel Sustentabilidade Social, com a participação dos secretários de Estado dePlanejamento e Gestão, Renata Vilhena; de Desenvolvimento Social, Wander Borges; de Educação, Ana Lúcia Gazzola; de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira; de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques; e pelo assessor de Articulação, Parceria e Participação Social, Marcelo Garcia.

Na parte da tarde, a partir das 14h30, será aberto o Painel Sustentabilidade Ambiental, que contará com os dirigentes das novas empresas que estão se instalando no Norte de Minas; com o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves; e com o prefeito de Itabira, João Izael Querino Coelho, que falará sobre a experiência do município em relação à exploração de jazidas de minério na região Central do Estado.

Agência Minas

rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores