segunda-feira, 20 de junho de 2011

Jovens, redes sociais digitais e democracia são temas do 7º Encontro de Twitteiros de Belo Horizonte

Entre os jovens as redes sociais já são uma realidade atuante para as ações políticas. Segundo pesquisa, realizada em parceria entre a agência Box1824 e o instituto Datafolha, jovens brasileiros enxergam cada vez menos os partidos como uma opção para o engajamento político. Isso porque, 59% dos entrevistados entre 18 e 24 anos afirmaram não ter nenhuma preferência partidária. Mas, 71% consideram a web um meio para fazer política.
Hoje, uma nova forma de interação, comunicação e mobilização social através das redes sociais. Exemplos como as manifestações protagonizadas pela população da Tunísia e do Egito, contra a forma de governo, utilizando desses meios, contribuíram muito para a queda dos presidentes Zine El Abidine Ben Ali e Hosni Mubarak. No Brasil, movimentos como gente diferenciada, marcha da maconha e marcha da liberdade vem sendo feitas como exemplos de mobilização da população para exigirem transformações sociais.
Essas ações só confirmam e comprovam a capacidade das tecnologias digitais de dar projeção a questões políticas e criar novas possibilidades de mobilização da sociedade. Contrariando muitos especialistas e pesquisadores que acreditavam que a sociedade civil viesse a se desmobilizar em todo o mundo, depois do boom de movimentos políticos que marcou as décadas de 70 e 80.
Para entender o que é, como é, quais são as ações política e quais as transformações estamos vivendo a partir dessas novas ferramentas digitais, o 7º Encontro de Twitteiros de Belo Horizonte (ETC-BH) debate o tema "Jovens, redes Sociais e democracia". O objetivo do evento é discutir o que vem ocorrendo com as sociedades e governos a partir do aumento de pessoas nas redes sociais.
O encontro será no dia 25 de junho (sábado) pontualmente às 10h, no anfiteatro (L2) do Pátio Savassi (Av. do Contorno, 6061 Savassi). O evento é realizado pela Estação do Saber, com coordenação de Júlia Ramalho Pinto, apoio do Shopping Pátio Savassi e Rádio CBN-BH, que fará a transmissão ao vivo do evento.
Para falar sobre o assunto foram convidados o cientista político e produtor cultural, Talles Lopes; a Mestre em Ciências Políticas e historiadora, Regina Helena Alves da Silva; o Doutor em Ciência Política, Bruno Reis; e a psicóloga, Júlia Ramalho Pinto. O encontro será mediado pelo jornalista Marcelo Guedes.
Os interessados em participar do encontro podem fazer a inscrição pelo e-mail contato@estacaodosaber.art.br ou pelo telefone (31) 2551-7663.
Sobre o ETC_Brasil
O evento é um feito de forma local, o ETC_BH tem iniciativa e coordenação da Estação do Saber. O encontro vem tomando proporções cada vez maiores, ao todo são 17 cidades participantes e 14 Estados mobilizados.
O principal foco é reunir os usuários virtuais do Twitter em um relacionamento ao vivo, numa conversa descontraída e sobre assuntos variados. É pensar a relação do Twitter com a cultura, formas de utilização e como o Twitter pode auxiliar na difusão de informações para públicos não interessados na área. A platéia poderá interagir com perguntas e colocações.
O debate poderá ser acompanhado ao vivo pela rádio CBN-BH (106,1 FM), ou através do Twitter (www.twitter.com/@ETC_BH) com postagem de frases e comentários das apresentações e pela transmissão via Ustream no site da Estação do Saber (http://www.estacaodosaber.art.br).
Agenda: "ETC BH (Encontro de Twitteiros Culturais de Belo Horizonte)"
Datas: 25 de junho de 2011, sábado // Horário: 10h às 12h 
Local: anfiteatro (L2) do Pátio Savassi (Av. do Contorno, 6061 Savassi)
Entrada Franca//
Inscrição e informação: contato@estacaodosaber.art.br ou pelo telefone (31) 2551-7663
Liège Camargos e Marianna Moreira | Ampla Comunicação

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores