terça-feira, 3 de maio de 2011

Governo de Minas Gerais inaugura unidade do Sine em Conceição das Alagoas

Divulgação/Sete MG
Secretário Carlos Pimenta durante pronunciamento na inauguração
Secretário Carlos Pimenta durante pronunciamento na inauguração

BELO HORIZONTE (29/04/11) - O Governo de Minas inaugurou, nessa quinta-feira (28), a mais nova unidade de atendimento ao trabalhador doSistema Nacional de Emprego (Sine), desta vez na cidade de Conceição das Alagoas, no Triângulo Mineiro. Com a nova agência, Minas Gerais conta com 123 unidades do Sine, distribuídas por todas as regiões do Estado.

A cidade de Conceição das Alagoas tem mais de 20 mil habitantes e os trabalhadores tinham que ir até Uberaba, distante 67 quilômetros, para se candidatarem a um emprego. "Agora posso procurar vagas aqui mesmo em Conceição das Alagoas, para começar minha vida no mercado de trabalho", comemorou Cíntya Magalhães, 17 anos. A jovem sonha em trabalhar com informática.

O secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Carlos Pimenta, presente na inauguração, destacou o grande potencial da cidade e acredita que a nova unidade vai trazer muita prosperidade para toda a região do Triângulo. "A cidade de Conceição das Alagoas foi uma das cidades que mais cresceram no país de acordo com o último Censo do IBGE. A economia local, aquecida pelo corte da cana, vai proporcionar novas oportunidades de trabalho àqueles que procurarem a agência do Sine", ressaltou.

O prefeito de Conceição das Alagoas, José Renato de Sousa, reforçou a felicidade que todos da cidade estão sentindo. "Isso era um sonho para todos nós. Agora teremos um local para o trabalhador. Quero agradecer ao governador Antonio Anastasia, ao secretário Carlos Pimenta e a todos que se esforçaram para conseguirmos este presente", disse o prefeito. 

Serviços prestados à comunidade 

O Sine presta serviços gratuitos com o objetivo de melhorar as condições de acesso, permanência ou retorno do cidadão ao mercado de trabalho. Além de intermediar mão de obra, também encaminha os profissionais cadastrados para cursos de qualificação profissional, atende ao trabalhador solicitante do seguro desemprego e disponibiliza informações sobre o mercado de trabalho, por meio de palestras e cursos de competências básicas. 

Para que o município possa receber uma unidade do Sine, é preciso seguir alguns critérios estabelecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), como ter uma População Economicamente Ativa (PEA) acima de 10 mil habitantes. A demanda é levada ao Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Geração de Renda (Ceter) que, após aprovação, encaminha a solicitação ao MTE.

Reunião gerencial

Na oportunidade, o secretário Carlos Pimenta aproveitou para visitar a cidade de Uberlândia para conhecer as instalações da agência de atendimento ao trabalhador e realizar uma reunião com os coordenadores dos Sines do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais. Cerca de 20 gestores públicos de trabalho e emprego se reuniram para conhecer a estrutura da Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego e também para traçarem metas para o ano de 2011.
-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores