segunda-feira, 30 de maio de 2011

Girolando inaugura escritório em Goiânia

Os criadores da raça Girolando nos estados de Goiás e do Distrito Federal passarão a contar a partir de agora com atendimento técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. A entidade inaugurou em Goiânia, o Escritório Técnico Regional (ETR- GO/DF). A solenidade contará com a presença do presidente da associação, José Donato Dias Filho, do presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura, Ricardo Yano, do diretor Relações Institucionais e Comerciais da Girolando, João Domingos dos Santos, entre outras autoridades.
As duas entidades firmaram convênio em março para instalação da unidade no Parque Agropecuário de Goiânia. Com isso, os criadores contarão com a assistência dos técnicos da Girolando tanto para registro de animais quanto para orientações sobre melhoramento genético. Dois técnicos prestarão atendimento na região.
A raça Girolando foi a que apresentou o maior crescimento de vendas de doses de sêmen no ano passado entre os rebanhos leiteiros e já ultrapassou a marca de um milhão de registros. Só de janeiro a abril deste ano já foram efetuados quase 32 mil registros. O Centro-Oeste é a segunda região do país com maior número de animais registrados pela Girolando.  Além de Goiás, a associação conta com escritórios em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Pernambuco também terá um ETR ainda este ano.
Sobre a raça Girolando
Genuinamente brasileiro, o Girolando foi oficializado como raça em 1996 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Porém, os primeiros cruzamentos que deram origem à raça começaram na década de 1940 com a cobertura, por acaso, de um touro Gir em vacas holandesas na região do Vale do Paraíba, em São Paulo.
A multiplicação desses animais, mesmo desordenadamente, foi acelerada devido à alta produtividade e à eficiência reprodutiva. O objetivo dos criadores na época era unir a rusticidade do Zebu com a produtividade do gado Holandês. Em 1978, o cruzamento ganhou incentivo do governo federal, com o lançamento do programa PROCRUZA. Ao longo de dez anos, tempo que durou o programa, o cruzamento entre as duas raças resultou em um rebanho de animais altamente adaptados e com boa capacidade de produção. Um ano depois de encerrado o PROCRUZA o Ministério da Agricultura, em parceria com associações de criadores, criou o Programa Girolando para formação do gado leiteiro tropical com 5/8 de sangue Holandês e 3/8 de sangue Gir.
O rebanho Girolando é formado por vários graus de sangue, desde o 1/4 Hol + 3/4 Gir até o 7/8 Hol + 1/8 Gir, sendo que a fixação do padrão racial ocorre no 5/8 Hol + 3/8 Gir, com a obtenção do Girolando PS (Puro Sintético), através do cruzamento entre touro 5/8 e vaca 5/8. Os animais são rústicos, produtivos, adaptados ao clima tropical, de fácil manejo, alta fertilidade e docilidade incontestável. Estas características fazem do gado Girolando uma das mais importantes riquezas da pecuária mundial.
Larissa Vieira | Girolando
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Seguidores