segunda-feira, 11 de abril de 2011

Novo espaço cultural de Belo Horizonte será aberto ao público dia 15

A origem do teatro no mundo ocorreu na Grécia e refere-se às primeiras sociedades primitivas, que acreditavam nas danças e imitações como favoráveis aos poderes sobrenaturais. Com o passar do tempo, o teatro passou a desenvolver-se por meio da representação de lendas sobre deuses e heróis. No Brasil, a origem do teatro veio com necessidade dos jesuítas em catequizar os índios para o catolicismo.


De acordo com o dicionário Aurélio, 'teatro é um edifício com palco, onde se apresentam obras dramáticas, óperas, concertos etc'. Os gêneros teatrais podem ser bem variados, passando pelos mais tradicionais como comédia, drama, musical, infantil, revista e auto, até os contemporâneos, como os monólogos e o stand-up comedy.


É esta diversidade de manifestações artísticas, além de eventos temáticos como desfiles de moda, lançamentos de livros, encontros gastronômicos, entre outros, que o ator mineiro Marko Novaez quer levar para o Spetaculo Casa de Artes, espaço cultural que ele inaugura no dia 15 de abril, em Belo Horizonte (MG). Com localização privilegiada no coração cultural da capital mineira, o bairro de Santa Teresa, na Rua Pouso Alegre, número 1.568, o espaço ocupa um galpão integralmente reformado e adaptado para receber eventos que tenham a qualidade e a inovação como principais diferenciais.


A história

Seguindo o exemplo de outros nomes da cena teatral brasileira, como os renomados Marieta Severo e Paulo Autran, Marko Novaez, que há quase uma década se dedica ao ofício de ator, está realizando o sonho de ser dono do próprio espaço cultural onde, além de expressar sua arte, poderá abrigar também iniciativas de outros artistas que buscam locais diferenciados na cidade para apresentar seus projetos inovadores.


Para viabilizar o empreendimento, primeiro dedicou-se à carreira de empresário, que permitiu que investisse recursos próprios na realização deste projeto pessoal. A busca pelo imóvel começou há quatro anos, quando ainda integrava o elenco fixo da Companhia de Teatro O Trem, com foco num espaço destinado a ensaios e depósito de cenografia e figurinos. Marko passou os últimos dois anos pesquisando o local ideal, pois já tinha decidido juntar a necessidade do grupo com o desejo pessoal de ter o próprio espaço cultural. Foi então que, em maio de 2009, ele encontrou o galpão em Santa Tereza, um imóvel construído a mais de 70 anos e que já abrigara todo tipo de negócio, incluindo armazém, fábrica de colchões, oficina, confecção e bar.


A partir daí, quem entrou em cena foi a arquiteta Andréa Buratto, responsável pelo projeto arquitetônico do espaço. Especialista em arquitetura comercial, ela trabalhou na reforma, recuperação e revitalização do imóvel, com adequação em todas as normas de segurança, ambiental e de acessibilidade. A decoração é moderna com ares retrô. Na ambientação, o projeto privilegiou o uso de espelhos para ampliar e espaço, com iluminação direcionada na bancada do bar e sobre os sofás e pufes.


O espaço

O Spetaculo Casa de Artes é um espaço multiuso composto de três ambientes. No térreo fica o teatro, o café com bar e lounge e uma cozinha. No mezanino, a sala multiuso.

O teatro, com capacidade para 150 pessoas, tem estrutura modular que pode ser configurada para formato italiano, semi-arena, passarela, entre outros, atendendo diferentes tipos de apresentações, de peças de teatros a desfiles de moda. Os sistemas de iluminação e sonorização são de última geração.

O café/bar/lounge é um ambiente mais intimista, que também pode atender diversos tipos de eventos de pequeno e médio porte.

A sala multiuso localizada no mezanino, tem entrada independente, podendo ser utilizada para ensaios, workshops, pequenas apresentações e até mesmo treinamentos corporativos que utilizam elementos lúdicos como ferramentas motivacionais.


A abertura

A inauguração do Spetaculo Casa de Artes será nos dias 13 e 14 de abril, com evento fechado para convidados e imprensa, com a apresentação da peça 'A Eterna Luta entre o Homem e a Mulher', pela Companhia de Teatro O Trem, com direção de Ílvio Amaral e Maurício Canguçu.

A abertura ao público será no dia 15 de abril, sexta-feira, 21h, com o mesmo espetáculo, que fica em cartaz até 08 de maio, em temporada popular, com preços especiais.

O espetáculo

O texto da peça 'A eterna luta entre o homem e a mulher' foi criado pelo escritor Millôr Fernandes em 1982. Mas, o conteúdo, conforme destaca o ator Marko Novaez, está em constante atualização. 'Escolhi o texto para a abertura do espaço por se tratar de um tema que agrada a todos, narrado de forma bem humorada e interativa. Isso faz com que o público entre em cena com os atores, tornando o espetáculo dinâmico e muito divertido', destaca Marko.


Para encenar a peça, Marko Novaes convidou a Companhia de Teatro O Trem, da qual já fez parte e hoje atua em projetos isolados como ator contratado. Com nova montagem, o texto de Millôr Fernandes ganhou o olhar preciso e bem humorado dos atores mineiros Ílvio Amaral e Maurício Canguçu, também consagrados no cenário nacional, que assinam a direção do espetáculo, que promete fazer o público rir do início ao fim da história.

O enredo trata das diferenças de gênero e o público é quem decide quem vencerá o embate, através de votação. Com quadros muito divertidos, a peça discute os conflitos entre o homem e a mulher desde a Idade da Pedra até os dias atuais. O espetáculo mescla o texto original de Millôr Fernandes, com citações da dramaturga Lívia Gaudêncio e de blogs da internet.


Em cena, pela Companhia ?O Trem?, estão os atores Carolina Soller, Edu Costa, Fabiano Persi, Isabella Michielini, Marcelle Azzi e Marko Novaez. Os figurinos são assinados por Ricca e os adereços de cena por Fred Mozart. A trilha sonora é de Ênio Reis e a iluminação de Wladimir Medeiros e Ricardo da Mata. O cenário foi criado por Helvécio Isabel e Renato Parara. A preparação corporal e assistência de Ana Amélia Cabral. A produção executiva é de Nyvea Karam, a coordenação e produção geral de Marcelo Carrusca.


Inauguração do Spetaculo Casa de Artes

Data: 13 e 14 de abril (fechado para convidados), 15 de abril abertura ao público

Local: Rua Pouso Alegre, 1568 - Floresta

Horário: sextas e sábados, 21h, domingo, 19h

Ingressos: R$24,00 (inteira), R$12,00 (meia para estudantes, para maiores de 65 anos e na venda antecipada no Posto do SINPARC - Avenida Afonso Pena, 1055, no Mercado das Flores)

Espetáculo em cartaz até 08 de maio.

Informações sobre o espaço: (31) 3481-1670 - www.spetaculo.art.br

Informações Companhia O Trem: www.o-trem.com e http://www.facebook.com/profile.php?id=1520291890

 

Marianna Moreira | Ampla

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores