quinta-feira, 21 de abril de 2011

Governador Antonio Anastasia preside entrega da Medalha da Inconfidência

BELO HORIZONTE (20/04/11) - O governadorAntonio Anastasia preside, nesta quinta-feira (21), às 10 horas, em Ouro Preto, na região Central do Estado, solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência a 239 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. O evento terá como oradora oficial a presidente da República, Dilma Rousseff, que será agraciada com o Grande Colar, grau máximo da Medalha da Inconfidência.

Maior comenda concedida pelo Estado de Minas Gerais, a Medalha da Inconfidência é entregue anualmente, desde 1952, com quatro designações: Grande Colar (Comenda Extraordinária), Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Entre os agraciados estão ministros de estado, parlamentares, artistas, professores e profissionais liberais. A solenidade encerrará as comemorações da Semana da Inconfidência.

Homenagens

A cerimônia será realizada na Praça Tiradentes, no centro histórico de Ouro Preto, onde a presidente Dilma Rousseff e o governador Antonio Anastasia receberão honras militares da Guarda de Honra da Polícia Militar de Minas Gerais. Cumprindo a tradição do dia 21 de abril, o governador assinará ato de transferência simbólica da capital do Estado para Ouro Preto.

Também estão previstas homenagens a Tiradentes, mártir da Inconfidência, e a duas mulheres que viveram na Vila Rica de 1789 e testemunharam a Conjuração Mineira: Maria Dorotéia Joaquina de Seixas (Marília de Dirceu) e Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira.

A solenidade terá a participação da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais, do grupo Meninas de Sinhá e da atriz e cantora Thaís Garayp, que cantará o Hino Nacional acompanhada por coral de crianças de Ouro Preto.

Antes da abertura do evento, o governador Antonio Anastasia e a presidente Dilma Rousseff participarão da solenidade de sepultamento dos restos mortais dos inconfidentes José de Resende Costa, João Dias da Mota e Domingos Vidal de Barbosa. Eles terão lugar no Panteão do Museu da Inconfidência, onde estão enterrados outros 13 inconfidentes. O sepultamento foi autorizado depois que a ossada dos inconfidentes foi oficialmente identificada pela Faculdade de Odontologia da Unicamp, em Piracicaba (SP).

Serviço: 

Evento: Solenidade de incorporação dos restos mortais dos inconfidentes José de Resende Costa, João Dias da Mota e Domingos Vidal de Barbosa ao acervo do Museu da Inconfidência

Local: Panteão dos Inconfidentes - Museu da Inconfidência

Data: 21/04/2011

Horário: 9h30

Evento: Solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência

Local: Praça Tiradentes - Centro Histórico de Ouro Preto

Data: 21/04/2011

Horário: 10 horas
-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores