quinta-feira, 17 de junho de 2010

Sebrae-MG apresenta estratégia de competitividade de pólos produtivos mineiros na Colômbia

Técnicos do Sebrae-MG participam do 5º Clac – Congresso Latinoamericano de Clusters, de 21 a 25 de junho, em Medellín, Colômbia. O evento é realizado pelo TCI – The Competitiveness Institute, entidade global na liderança de conhecimento sobre gestão, benchmarking, governança e avaliação de iniciativas de clusters, um modelo de organização de pólos produtivos. 

No 5º Clac, o diretor de Operações do Sebrae-MG, Matheus Cotta de Carvalho e a gerente de  Acesso a Mercados e Relações Institucionais, Lina Volpini irão falar da experiência na construção de parcerias para o desenvolvimento  regional, por meio do estímulo aos pólos produtivos. Também participam da missão à Medellín gerentes e técnicos da instituição e do Sebrae Nacional. 

Em 2009 o Sebrae-MG afiliou-se ao TCI, para acessar o conhecimento e as melhores práticas mundiais na gestão de clusters. Neste mesmo ano, a instituição pleiteou e conseguiu do TCI a autorização para realizar o 6º Clac em Ouro Preto, Minas Gerais, de 23 a 27 de maio de 2011. O tema do encontro será Desafios para o Desenvolvimento de Clusters na América Latina.

Desde 2007 o Sebrae-MG vem trabalhando para oferecer às micro e pequenas empresas de pólos produtivos do estado estratégias de competitividade para os negócios.

Entre 2008 e 2009, iniciou projetos para reforço da competitividade em cinco pólos: Calçados, em Nova Serrana; Fruticultura, no Jaíba; Turismo no Circuito das Águas; Móveis, em Ubá e Eletroeletrônicos, em Santa Rita do Sapucaí. 

No início deste ano, o Sebrae-MG lançou a metodologia Foco Competitivo, para a construção de estratégias de competitividade e sustentabilidade dos negócios de micro e pequenas empresas. O método está sendo aplicado nos pólos de Café, na Zona da Mata; Tecnologia da Informação, em Uberlândia; Confecção de Moda Íntima, em Juruaia e Turismo, em Monte Verde.

5º Clac

Medellín – Colômbia

21 a 25 de junho

http://www.clusterlatinoamerica2010.com

 

Assessoria de Imprensa Sebrae-MG

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores