segunda-feira, 3 de maio de 2010

Projeto Manuelzão da UFMG recebe inscrições para seminário internacional de revitalização de rios

Estão abertas as inscrições para o II Seminário Internacional de Revitalização de Rios (Brasil – Coréia do Sul – EUA – União Europeia). Promovido pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e Projeto Manuelzão da UFMG, o encontro acontece entre os dias 10 e 12 de maio, em Belo Horizonte.

O evento faz parte de um projeto de criação de um movimento internacional pela revitalização de rios e tem como um dos objetivos contribuir para o intercâmbio de projetos desenvolvidos em diferentes pontos do planeta, dando continuidade também às ações do projeto do Estado de Minas Gerais "Meta 2010". "Será uma oportunidade para avaliar o que já foi feito, analisado de forma comparativa com outras experiências e pensar ações para a sua continuidade, buscando o aprimoramento das ações em prol da revitalização do rio das Velhas", ressalta Myriam Mousinho, coordenadora executiva da Meta 2010.

O encontro será também uma oportunidade para debater modelos e conceitos diferentes de gestão das águas nas bacias hidrográficas, nas cidades e no campo, com apresentação de novos paradigmas, além de conhecer outras práticas de revitalização de rios no mundo, promover intercâmbio e fomentar novas iniciativas.

O I Seminário Internacional sobre Revitalização de Rios aconteceu em setembro de 2008, também em Belo Horizonte, e reuniu especialistas de cinco países, que apresentaram o trabalho realizado em grandes rios dos Estados Unidos (Rio Anacostia) e Europa (Rios Tâmisa, Sena, Isar), além das ações executadas em São Paulo e nos rios mineiros Velhas e Mosquito.

As inscrições deverão ser feitas mediante depósito bancário em nome do Instituto Guaicuy (Projeto Manuelzão): Banco do Brasil, nº 001, Agência Saúde, nº 3609-9, conta corrente 13322-1, entre os dias 5 de abril e 7 de maio ou até que as vagas tenham sido totalmente preenchidas. Para enviar a inscrição basta entrar no endereço eletrônico do Projeto Manuelzão: www.manuelzao.ufmg.br

A programação completa do II Seminário Internacional de Revitalização de Rios está disponível no site do Projeto Manuelzão.

A inscrição será efetivada após o envio do comprovante de depósito pelo fax (31) 3915-1917 ou pelo e-mail participativo@meioambiente.mg.gov.br

Assessoria de Imprensa Cedecom/UFMG

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Seguidores