terça-feira, 25 de maio de 2010

Mutirão das Fiandeiras

Foto: Gláucia Rodrigues

Artesãs do Vale do Urucuia expõem produtos tingidos com casca de cebola, sucatas de ferro e plantas do cerrado.

Simone Guedes

Mantas, cortinas, tapetes e jogos americanos tingidos com corantes naturais serão comercializados durante o 6º Mutirão das Fiandeiras, que será realizado no dia 28 de maio em Uruana de Minas. As artesãs que utilizam a antiga técnica de coloração artesanal fazem parte da rede de produção do projeto Pólo Veredas. Durante o evento serão distribuídas 200 mudas de plantas típicas do cerrado mineiro.

Ao todo 18 corantes naturais extraídos de frutos do cerrado, casca de cebola e sucatas de ferro dão cor aos produtos. Depois de coloridos em Uruana, os fios são encaminhados para as associações de artesãos dos municípios de Riachinho, Sagarana (distrito de Arinos), Natalândia e Bonfinópolis de Minas para serem transformados em colchas, xales, tapetes e mantas.

Para centralizar a comercialização e ampliar a produção, as artesãs criaram, em 2009, a Central de Comercialização e Artesanatos do Vale do Urucuia. A iniciativa é uma vitrine das peças produzidas por mais de 300 artesãos de 10 cidades da região.

Agora as artesãs emitem notas fiscais, têm o acompanhamento de um contador e ainda a ajuda de profissionais para orientar o processo de gerenciamento e produção das associações participantes.

Parceiro na iniciativa, o SEBRAE-MG oferece capacitações para profissionalizar e melhorar a qualidade dos produtos. As artesãs participam de treinamentos na área de design, associativismo, empreendedorismo, acesso ao mercado e gestão.

O 6º Multidão das Fiandeiras será realizado pela Prefeitura de Uruana, Unipac, ONG Central ArteSol, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Fundação do Banco do Brasil e Sebrae-MG.

6º Mutirão das Fiandeiras
28 de maio, a partir das 9h
Praça da Matriz
Uruana de Minas/MG
Entrada gratuita


Assessoria de Imprensa do Sebrae-MG
-- 

farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores