sexta-feira, 7 de maio de 2010

Boas práticas do turismo francês serão adotadas no Sul Minas

Ação irá beneficiar meios de hospedagens do APL das Águas

Programa francês de melhoria dos meios de hospedagens será adaptado à realidade de hotéis e pousadas do Arranjo Produtivo Local, no Sul de Minas. O acordo de cooperação para a implantação da iniciativa será assinado amanhã (7/5) entre a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MG), Sebrae-MG e Comitê Regional de Développement Toristique d' Auvernia (França). 

O programa é uma das ações do projeto Iniciativa de Reforço Competitivo no APL das Águas, promovido pelo Sebrae-MG. A proposta pretende aumentar a competitividade, desenvolver produtos e serviços inovadores, construir e modernizar hospedagens, melhorar a infraestrutura urbana e interurbana, capacitar e formar profissionais.

A estratégia é transformar a região, conhecida pelo turismo termal, em um destino que oferece atrativos relacionados à natureza e bem-estar. Para isso, desde 2009, analistas do Sebrae-MG e da consultoria espanhola Competitiveness realizaram estudos nas empresas da cadeia produtiva e em destinos turísticos de outras regiões e países que possuem semelhança com a região das Águas.

Entre as visitas realizadas, o programa Nattitudes, desenvolvido pelo Comité Regional de Développement Touristique d'Auvernia, foi observado como caso de sucesso na região da Auvernia no desenvolvimento das melhores práticas do Turismo de Bem-Estar e de Aventura.

O diretor técnico responsável pelo desenvolvimento do programa, Jean François Jobert foi contrado para repassar a metodologia aos técnicos e gestores do Sebrae-MG. A próxima etapa será adaptação dessas ações para a realidade local.

O programa pretende oferecer aos hotéis e pousadas novas tecnologias, soluções inovadoras, ferramentas de inserção no mercado, melhoria da imagem do produto turístico e a qualificação na prestação dos serviços. O objetivo é reposicionar a identidade da região e expandir para novos mercados de maneira competitiva e com diferencial. 

Vocação

O APL das Águas é conhecido nacionalmente pelas estâncias hidromimerais e termais. A região possui atualmente 250 empresas ligadas ao setor turístico. O projeto Iniciativa de Reforço Competitivo no APL das Águas é promovido pelo Sebrae-MG  em parceria com Setur-MG, Instituto Estrada Real, Copasa e Associação do Circuito Turístico das Águas.

Assinatura de acordo de cooperação Circuito das Águas

7 de maio, às 15h

Secretaria de Turismo do Estado

Belo Horizonte/MG

Assessoria de Imprensa do Sebrae-MG
-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Seguidores