sexta-feira, 23 de abril de 2010

Fábricas de lingerie de Juruaia (MG) investem em práticas ecologicamente corretas

Empresários de Juruaia, maior polo de lingerie de Minas Gerais, tentam diminuir os impactos ambientais da atividade. Eles utilizam tecidos ecológicos, reciclam materiais e envolvem os empregados na discussão de alternativas para racionalizar recursos naturais.

Há 15 anos no ramo, a empresária Rosana Marques, da Ouse e Use, resolveu comprar tecidos de fibras naturais, conhecidas como modal, para incrementar a produção. Um deles é a fibra de bambu, um tecido mais absorvente que o algodão, antibacteriano e que não amassa.

O tecido de ecofibra, produzido a partir de garrafas pets, é outra aposta de Rosana Marques. "Cada peça confeccionada com este material equivale a três garrafas pets", informa a empresária, que destaca a maciez e a durabilidade do tecido. Rosana exporta para o Japão e a Suíça e vende para distribuidores em todo o Brasil. Na empresa dela, os empregados participam da identificação de medidas para a racionalização de recursos naturais.

Na confecção do empresário Márcio Del Vale Piza, as sobras de tecidos que antes iam para o lixo agora são matéria-prima para um grupo de artesãos. Os retalhos são doados e se transformam em tapetes rústicos que geram emprego e renda para famílias da região.

Outra iniciativa que tem dado certo é a do empresário Júlio César Lara. Ele troca embalagens das peças por prêmios. A cada saco plástico devolvido, o cliente ganha pontos que podem ser trocados por brindes.

Polo de lingerie

Juruaia é hoje a maior produtora de lingerie de Minas Gerais. No Brasil, só perde para Fortaleza (CE) e Nova Friburgo (RJ). São cerca de 150 micro e pequenas empresas que geram mais de quatro mil empregos diretos e representa 60% do PIB da cidade.

O Sebrae-MG oferece aos empresários e funcionários do pólo cursos técnicos nas áreas de produção, gestão, design e qualidade. A instituição também colaborou para a formação de uma Central de Negócios. Por meio dela, os empresários dividem custos de capacitação e consultorias e conseguem preços mais competitivos com práticas conjuntas de compra, marketing e venda. 

Felinju

O governador Antônio Augusto Anastasia estará em Juruaia, em 27 de abril, para o lançamento da 13ª Felinju. A feira sedia o lançamento da coleção de inverno do polo. O evento é promovido pela Associação Comercial de Juruaia (Aciju).

28 de abril a 1º de maio

Juruaia/MG

Informações: (35) 3221-6300

Assessoria de Imprensa do Sebrae-MG

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores