quinta-feira, 22 de abril de 2010

2º Prêmio Sebrae Minas Design

Júri avalia 468 projetos de todo o país

 O júri do 2º Prêmio Sebrae Minas Design se reúne hoje e amanhã (22 e 24/4), na Sede do Sebrae-MG, para avaliar 468 projetos de  estudantes e profissionais de design de todo o país. O júri do Prêmio é composto por profissionais consagrados na área: Adélia Borges (SP), Dijon de Moraes (MG), Itiro Iida (DF), Newton Gama (SP), e Ivens Fontoura (PR). 

O Prêmio Sebrae Minas Design, que tem os objetivos de disseminar a importância do design para pequenas e micro empresas, aproximar designers e gerar negócios, conquista espaço entre as mais renomadas premiações do setor no Brasil. Na 1ª edição, em 2008, o Prêmio teve mais de 120 projetos inscritos, 56 trabalhos finalistas e 12 vencedores. 

Os trabalhos inscritos sugerem ideias inovadoras para polos produtivos de Minas Gerais: ardósia, na região de Papagaios; calçados em Nova Serrana; eletroeletrônico em Santa Rita do Sapucaí; móveis em Ubá e região. Também indicam novas formas e funções para resíduos destes setores e para a indústria da construção civil. 

Os critérios de seleção são originalidade, concepção formal, inovação tecnológica, adequação ao mercado, viabilidade industrial e impacto ambiental.  Os projetos classificados e finalistas serão divulgados no site do Sebrae-MG, na próxima terça-feira (27/4).  

A grande premiação será realizada em 9  junho. Os designers vencedores serão contemplados com visita a um centro de referência em design na Europa. Os projetos classificados, finalistas e vencedores, serão divulgados em um catálogo e participarão de uma exposição.  

Júri do 2º Prêmio Sebrae Minas Design 

Adélia Borges (SP) - Jornalista, curadora especializada em design e professora de História do Design na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). De 2003 a 2007 dirigiu o Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. Publicou artigos e livro sobre design em alemão, coreano, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês. 

Dijon de Moraes (MG) -  Ph.D em Design pelo Politécnico de Milão. Professor e vice-reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Produziu vários trabalhos para empresas no Brasil e exterior. É autor dos livros Limites do design (1997/2008) e Análise do design brasileiro (2006). 

Itiro Lida (DF) - Engenheiro de produção, doutor em engenharia pela Universidade de São Paulo (USP), professor adjunto do curso de Desenho Industrial da Universidade de Brasília (UnB), autor do livro Ergonomia: Projeto e Produção. 

Newton Gama (SP) - Designer de produto responsável, durante 26 anos, pelas linhas Brastemp/Consul. Atualmente é consultor na NGAMA Design.

Ivens Fontoura (PR) - Mestre em Design pela Universidade Nacional Autonôma do México (UNAM). Professor de projeto e teoria do design da PUC-PR e da Universidade Tuiuti do Paraná. Presidente da Associação Brasileira de Críticos de Design (ABCD). É colunista do jornal O Estado do Paraná há 20 anos. 

Sede Sebrae-MG - Av. Barão Homem de Melo, 329 – Nova Suiça - BH 

Assessoria de Imprensa Sebrae-MG

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores