sexta-feira, 5 de março de 2010

Vacinação gripe H1N1 em Santa Vitória

Santa Vitória inicia primeira etapa da vacinação contra gripe H1N1 na segunda-feira 

Assim como os demais municípios brasileiros, Santa Vitória iniciará na segunda-feira, 8, a campanha de vacinação contra o vírus Influenza A (H1N1), responsável pela gripe pandêmica registrada no primeiro semestre do ano passado. A imunização ocorrerá em cinco etapas. Nesta primeira, que segue até o dia 19 de março, serão vacinados apenas os profissionais de saúde, já que a população indígena é inexistente em Santa Vitória.

De acordo com Lindalva Aparecida Sobrinho, coordenadora de Imunizações da Secretaria de Saúde de Santa Vitória, o principal objetivo da estratégia de imunização é reduzir os casos de mortes provocadas pelo vírus da Gripe A. "A finalidade é evitar as complicações que podem levar ao óbito", disse ela. "A vacinação vai diminuir o impacto que seria causado pela segunda onda da doença", completou.

Quanto à aplicação da vacina, que será supervisionada pela Gerência Regional de Saúde de Ituiutaba, será feita nas salas de vacina dos PSFs dos bairros Vila Rica e Dom Alexandre, na cidade de Santa Vitória, e no PSF do distrito de Chaveslândia.

Para a imunização dos profissionais da rede de atenção básica em Santa Vitória, a Secretaria de Saúde já fez o levantamento de identificação dos trabalhadores que receberão a dose contra a gripe A: 158 profissionais serão imunizados nesta primeira etapa. 

Segunda Etapa

A segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra o vírus Influenza A (H1N1) começará no dia 22 deste mês e seguirá até 2 de abril, tendo como público alvo as gestantes, doentes crônicos e crianças de seis meses a dois anos. Conforme orientação do Ministério da Saúde, as mulheres que engravidarem após esta data poderão ser vacinadas nas demais etapas da campanha.

A terceira, voltada para a população de 20 a 29 anos, ocorrerá entre os dias 5 e 23 de abril. Na quarta etapa, de 24 de abril a 7 de maio, serão vacinadas as pessoas com idade acima dos 60 anos. A ação acontecerá no mesmo período da campanha nacional de vacinação do idoso contra a gripe comum. Por fim, a quinta fase buscará atingir a população de 30 a 39 anos entre os dias 10 e 21 de maio.
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores