sexta-feira, 5 de março de 2010

Técnicos da Girolando fazem palestra na capital mineira do leite

Produtores rurais da região de Pompéu, município que lidera a produção de leite em Minas Gerais, participam esta noite de palestras sobre a raça Girolando. O evento será às 19h no Parque de Exposições Paulo Soares Maciel e deve contar com a participação de mais de 200 pessoas, entre elas o prefeito da cidade Joaquim de Campos Reis.

O tema central do encontro será o Programa de Melhoramento Genético da raça Girolando. O superintendente Técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Celso Menezes, falará sobre o programa e o crescimento do número de registro genealógico da raça e sua contribuição para o avanço genético do rebanho. "O Registro Genealógico é a pedra angular no processo de melhroamento zootécnico de qualquer rebanho. O criador está cada vez mais consciente disso, pois o registro agrega valor aos animais, além de possibilitar várias alternativas de lucratividade", diz o superintendente Técnico da entidade. A quantidade de animais registrados em 2009 cresceu em torno de 24% em comparação ao ano anterior, quando pouco mais de 83 mil cabeças foram registradas. Esse desempenho coloca a Girolando na liderança dos registros genealógicos no Brasil entre as raças leiteiras.

Outra palestra da noite terá como tema o Teste de Progênie e o Controle Leiteiro Oficial da Girolando. Ela será ministrada pelo técnico André Nogueira Junqueira. O total de fazendas inscritas no Controle Leiteiro Oficial da Girolando subiu quase 100% em 2009, passando de 199 para 347 rebanhos inscritos. A entidade fechou o ano com mais de sete mil lactações encerradas. Os dados de produção das vacas permitem aos técnicos identificar as melhores matrizes Girolando através do mérito genético para produção de leite, índice obtido por meio das avaliações genéticas. Já o Teste de Progênie tem 70 touros em avaliação.

O evento desta sexta-feira (05/03) tem como objetivo fomentar a participação de criadores de Girolando na Superleite 2010, exposição que será realizada de 14 a 17 de julho em Pompéu, segundo o organizador do evento Janor Ferreira Andrade Júnior.


--
Larissa Vieira
jornalista

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores