sábado, 6 de março de 2010

Mulheres rurais serão homenageadas em vários pontos de Minas

BELO HORIZONTE (05/03/10) - Embora os homens sejam maioria entre a população do meio rural, as mulheres têm conquistado cada vez mais um papel importante no campo. De acordo com o IBGE, atualmente existem 4,1 milhões de trabalhadoras na agricultura familiar no país e 600 mil delas são responsáveis por estabelecimentos agropecuários. No mês de março, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) está organizando eventos em homenagem as mulheres rurais em vários pontos do Estado.

Um dos maiores eventos será o 5º Encontro da Mulher do Campo, a ser realizado no dia 26 de março, a partir das 13h, no Sindicato do Produtor Rural, em Alfenas. O encontro vai reunir mulheres de 26 municípios do Sul de Minas, atendidos pela Regional da Emater-MG em Alfenas. O evento, promovido ainda pela Prefeitura Municipal de Alfenas e a Unifenas, terá palestras e a presença de diversas autoridades. As interessadas em participar do encontro devem se inscrever até o dia 12 de março nos escritórios locais da Emater-MG para a programação de transporte gratuito a ser oferecido pela empresa, em parceria com as prefeituras da região. Mais informações podem ser obtidas no telefone (35) 3292-3170.

Em Grão Mogol, no Norte de Minas, o Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março, será comemorado com diversas atividades promovidas pela Prefeitura Municipal com o apoio da Emater-MG. Além de queima de fogos, durante a tradicional feira da cidade, na praça da rodoviária, haverá uma tenda com aferição de pressão e distribuição de uma lembrancinha para todas as mulheres presentes no local.

Na praça haverá ainda a interação com as mulheres da zona urbana e rural do município, por meio de perguntas e brincadeiras, mediadas pelo extensionista de Bem Estar Social Frederico Maciel Borges e a equipe do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Grão Mogol. A rádio local terá uma programação voltada exclusivamente para a mulher com entrevistas com advogada sobre a Lei Maria da Penha e uma reflexão sobre o papel da mulher no mercado de trabalho, na família e no cenário do século XXI.

Também no dia 8 de março, será realizado o Chá da Tarde da Mulherada, em Frei Inocêncio, no Rio Doce. O evento é uma promoção do Grupo de Mulheres da Associação Comunitária da Cachoeira do Paiol e a Emater-MG e vai acontecer no Sítio Nova Esperança, a partir das 14h. A Associação Comunitária da Cachoeira do Paiol trabalha há 13 anos junto aos produtores rurais da comunidade, buscando a melhoria das condições de vida de seus associados. A Emater-MG é uma das parceiras da associação e contribui prestando assistência técnica e na organização do grupo, além de capacitar os associados.

Com oito integrantes, o Grupo de Mulheres produz quitandas e artesanato, utilizando sementes, flores e frutos na confecção de enfeites para casa, porta panos de cozinha, ímãs, presépios e sachês. Os materiais são colhidos na própria propriedade e na região. O Chá da Mulherada terá diversas atrações como debates, brincadeiras, lanche e bingo com diversos brindes, inclusive produtos comercializados pela associação. Os convites para a festa estão disponíveis no escritório local da Emater-MG de Frei Inocêncio. Outras informações podem ser obtidas com a extensionista rural Kelyene Sued Leite Rabelo pelo telefone: (33) 3284-1580.

Agência Minas

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores