sexta-feira, 5 de março de 2010

Inscrições abertas para o Simpósio Internacional de Girolando e Gir

O impacto das raças Girolando e Gir no desenvolvimento da pecuária leiteira será tema do simpósio internacional que ocorrerá no dia 22 de março no Minas Centro, em Belo Horizonte (MG). A expectativa é de que criadores, zootecnistas, médicos veterinários e pesquisadores de vários países participem do evento, que abrirá a programação do 11º Congresso Pan-Americano do Leite. As inscrições, sob a coordenação da Embrapa Gado de Leite, já estão abertas e podem ser feitas por e-mail enviando para os endereços john@cnpgl.embrapa.br ou isabele@cnpgl.embrapa.br os seguintes dados: nome, telefone, número do CPF ou carteira de identidade, endereço, país de origem, profissão e empresa para qual trabalha.

A programação do "Simpósio Internacional das Raças Gir Leiteiro e Girolando" contará com sete palestras. A abertura oficial está programada para 9h. Logo em seguida, o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Rui Verneque, abre a série de palestras abordando o tema "O Teste de Progênie e sua importância para o desenvolvimento das raças Gir leiteiro e Girolando". Na sequência, o presidente da Associação Brasileira de Gir Leiteiro, Sílvio Queiroz, irá enfocar a contribuição da raça para pecuária nacional.

O primeiro turno de palestras será encerrado pelo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, José Donato Dias Filho, que falará sobre o crescimento da raça, responsável por 80% do leite produzido no Brasil. No ano passado, a Girolando registrou alta em número de registro, de participação em exposições, de novos associados e nos preços de animais vendidos em leilões. "A raça tem apresentado crescimento expressivo sinalizando a tendência de consolidação de sua genética no rebanho leiteiro nacional", diz José Donato.

No período da tarde, o Simpósio abordará a contribuição do programa Interbull na evolução da produção de leite mundial, palestra que será proferida por João Walter Dürr. Já o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcos Vinicius da Silva, falará sobre "Avanços e desafios do melhoramento animal". O presidente da Associação Brasileira de Inseminação Artificial, Lino Rodrigues Filho, mostrará qual a perspectiva do mercado de sêmen no Brasil. O evento será encerrado com a experiência de representantes da Venezuela e Colômbia com a criação das duas raças na América Latina.

Congresso Pan-Americano do Leite

Especialistas de mais de 30 países irão participar do Congresso Pan-Americano do Leite entre os dias 22 e 25 de março, na capital mineira. O evento será realizado no Minas Centro e deve atrair cerca de 2,5 mil pessoas, entre compradores internacionais, exportadores, produtores, profissionais do setor leiteiro, comerciantes, cooperativas, além de interessados pelo produto.

De acordo com o coordenador do evento, Rodrigo Alvim, o congresso é o maior evento do leite no mundo e terá uma série de eventos simultâneos. "Além de palestras, acontecerá uma feira de equipamentos, insumos, genética, de produtos lácteos industrializados. Haverá ainda uma série de reuniões importantes, como a do Fonesa (órgãos de sanidade animal), Conseagri (secretarias estaduais de Agricultura), Senar, técnicos do programa Balde Cheio", diz Alvim. Os participantes do congresso poderão visitar o estande que a Associação de Girolando irá montar no Minas Centro para divulgar o potencial da raça e os trabalhos que vem desenvolvendo na área de melhoramento genético.

O Congresso terá quatro linhas temáticas: produção primária; indústria láctea; economia e mercados lácteos; e "Mais leite, mais saúde" – nome do programa da Federação que coloca em relevância tudo o que o leite e seus derivados trazem de benefícios para a saúde do ser humano. O Congresso, que é realizado a cada dois anos, é uma realização da Federação Pan-americana do Leite, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). Em 2008, o Congresso aconteceu em San Rosé (Costa Rica). Porto Alegre, Miami (EUA) e Havana (Cuba) também já sediaram o evento.
--
Larissa Vieira
jornalista


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores