quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Projeto Amigo Digital, do CVT de Patos de Minas, doa computadores para famílias carentes

Unidade cria Núcleo de Recondicionamento de Computadores - NRC para reaproveitamento de resíduos eletrônicos.

 

A tecnologia trouxe imensuráveis benefícios ao homem. Em contrapartida, os resíduos eletrônicos, se despejados de forma inadequada, provocam enorme impacto ambiental. Entretanto, existem formas de evitar o lançamento de equipamentos e sucatas no meio ambiente. Trata-se de uma palavrinha conhecida, mas ainda pouco praticada pelo ser humano: a reciclagem.

 

Atento para a ética do consumo consistente, o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Patos de Minas criou o projeto Amigo Digital, para a coleta de computadores e periféricos usados. O objetivo é recondicionar os equipamentos para o uso.

 

Para isso, o CVT formou o Núcleo de recondicionamento de Computadores (NRC). O material arrecadado será repassado ao NRC para que os alunos do curso de Manutenção em Computadores possam repará-los e colocá-los em funcionamento. Em seguida, as máquinas serão encaminhadas para famílias carentes que não têm condições de financiar computadores novos. O que não puder ser reutilizado será reciclado e transformado em utensílios domésticos.

 

 "É uma forma que encontramos para ajudar na preservação do meio ambiente, oferecer equipamentos aos alunos para a parte prática do curso e, ainda, de promover a inclusão digital", conta o coordenador geral do CVT, Gustavo Gonçalves.

 

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) fará uma seleção das pessoas que serão beneficiadas. Além disso, os selecionados terão acesso a cursos de informática básica no CVT e Telecentros da região.

 

Os interessados em doar equipamentos devem procurar a sede do CVT Patos de Minas.

 

O CVT de Patos de Minas é uma unidade da Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado, projeto do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes - MG), com apoio da Prefeitura Municipal. O objetivo da Rede é ampliar a capacitação local e regional; combater a exclusão digital e social; gerar emprego e renda; e contribuir para a melhoria de vida da população a partir da capacitação profissional.

 

Em 2009, a Rede se consolidou com a conclusão da implantação de 571 unidades interligadas em banda larga, representadas por 84 CVTs e 487 Telecentros, totalizando o investimento de R$ 90 milhões de recursos, provenientes do Governo de Minas e do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio de emendas parlamentares. Hoje, a Rede conta 4.5 mil microcomputadores conectados, colocando Minas Gerais como o estado a possuir o maior programa de inclusão digital e social do País. Aproximadamente 300 mil alunos já foram certificados em cursos presenciais e a distância, nas áreas comportamentais, gerenciais e profissionalizantes.

 

Centro Vocacional Tecnológico de Patos de Minas

Rua Ouro Preto, 775 - Santo Antônio

(33) 3251-5449
 
Agência Minas


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores