quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Lançamento em Belo Horizonte aborda a criatividade na educação

"Criatividade na educação", edição da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, conta a experiência da professora Terezinha Araújo com educadores do CPCD (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento). Lançamento acontece nesta quinta-feira, dia 4, a partir das 18h30 na Livraria Mineiriana.
 
Criatividade na Educação
Terezinha Araújo
Imprensa Oficial do Estado de São Paulo / Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento
176 páginas
R$ 15,00
A tese de Mestrado em Criatividade defendida pela psicóloga, terapeuta e educadora Terezinha Araújo na Universidade de Santiago de Compostela, Espanha, transformou-se em um livro que tem tudo para despertar o espírito criativo em mais educadores brasileiros. A obra "Criatividade na Educação", uma co-edição da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (selo Imprensa Social) e o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento, terá noite de autógrafos em Belo Horizonte no dia 4 de fevereiro, quinta-feira, às 18h30, na livraria Mineiriana – rua Paraíba, 1419.

Para realizar seu trabalho, Terezinha foi convidada pelo Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD) – ONG criada pelo educador popular Tião Rocha em 1984, em Belo Horizonte, com o objetivo de promover educação popular e o desenvolvimento comunitário – com a proposta de trabalhar a formação dos educadores em Criatividade Total e Aplicada. Ela escolheu um grupo de 32 pessoas que trabalhavam como "educadores populares" com crianças e jovens de 4 a 14 anos de baixa renda e dificuldades de aprendizado.

Na obra, a autora descreve as tarefas executadas durante o programa que utilizou com os participantes: com duração de seis meses e dividido em módulos, Educação pela Criatividade explorou as dimensões corporais, intelectuais, afetivas e sociais, sempre com foco na criatividade, para que os educadores pudessem repassar esses conhecimentos para as crianças e jovens com os quais trabalham. Para isso, a autora propôs dinâmicas de grupo e construiu um vasto repertório de soluções criativas para enfrentar cada problema vivenciado pelos educadores, seja na perspectiva pessoal e coletiva, seja na função profissional e no sentido de vida.

Lu Fernandes Escritório de Comunicação

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores