sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Temporal em Belo Horizonte

Uma forte pancada de chuva trouxe sérios transtornos para a Capital Mineira e vários pontos da Região Metropolitana na tarde desta 6ª feira. Ocorreu um volume considerável de chuva em curto período de tempo. Na região da Pampulha, em apenas 1 hora foram registrados 20 mm. Na área centro-sul de BH, a chuva ultrapassou os 30 mm em poucos minutos. A média histórica esperada para o município em janeiro é de 296 mm, ou seja, choveu em 1 hora mais de 10% do esperado para o mês inteiro.Aliado a este fator, salienta-se a estrutura urbana atual com poucos pontos de escoamento pluvial e grande impermeabilização, facilitando os alagamentos e danos materiais e humanos.

A forte pancada de chuva foi provocada pelo desenvolvimento de intensos núcleos de instabilidade em toda a Região Central do Estado, incluindo a RMBH. Uma frente fria que atua no litoral do sudeste proporcionou fluxos de umidade que, aliados às altas temperaturas, causaram as chuvas intensas. Em alguns bairros foi registrado ocorrência de granizo. As pedras de gelo são típicas de tempestades com núvens extremamente altas e frias, como o ocorrido neste dia. Os ventos também foram consideráveis. BH teve registros de até 40km/h. Na região de Ibirité, foram registrados ventos de até 56km/h, conforme estações oficiais.

Como a frente fria está desintensificando, a previsão é de melhora do tempo nos próximos dias e retorno do predomínio do sol e calor com temperaturas em torno dos 30°C, principalmente a partir do domingo. No sábado ainda podem ocorrer pancadas de chuvas isoladas.

Veja abaixo a imágem de satélite com o núcleo de chuva que se desenvolveu na grande BH.


Centro Climatologia – ClimAgora
www.climagora.com.br

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Seguidores