terça-feira, 12 de janeiro de 2010

SES/MG informa sobre medidas contra os casos de H1N1 em Abadia dos Dourados

BELO HORIZONTE (12/01/10) - Uma equipe técnica da Gerência Regional de Uberlândia (GRS Uberlândia) participou nesta terça-feira (12), às 10h, de uma reunião para determinar ações sobre os casos de Influenza A H1N1 (gripe suína) em Abadia dos Dourados e as medidas de enfrentamento da doença.

Foi decidida pela manutenção das medidas de prevenção e controle para a Influenza, inclusive com reforço da divulgação pela mídia local de peças de comunicação já enviadas pela Secretaria e Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e repassadas à Secretaria Municipal, bem como a liberação, por parte do Comitê Municipal, dos eventos festivos da cidade, seguindo orientação da GRS Uberlândia e conforme a 108ª Nota Técnica do Comitê Estadual de Enfrentamento da doença, de 24 de setembro de 2009. A Comissão, formada pelo diretor, Daltro Catani Filho e pela coordenadora de Epidemiologia, Nathaly Magalhães Cardoso, faz parte do Comitê de Enfrentamento da Gripe A no município de Abadia dos Dourados.

A Secretaria de Estado de Saúde esclarece à população que após a confirmação de quatro casos de Influenza A H1N1, com dois óbitos e duas curas no município de Abadia dos Dourados, com população de aproximadamente 6.500 habitantes, criou-se uma situação de preocupação junto aos moradores. Na reunião de hoje a equipe da GRS Uberlândia, juntamente com o secretário municipal de saúde, Ubaldo Júnior Oliveira, esclareceram as dúvidas em relação à doença, sua transmissibilidade, o alerta sobre a automedicação e os cuidados necessários para a prevenção visando evitar a proliferação da doença no município.

Também foram esclarecidos sobre o fluxo de informações das notificações e repasse de resultados de exames laboratoriais às famílias dos pacientes. O diretor da GRS Uberlândia, Daltro Catani Filho, encerrou a reunião informando sobre a disponibilidade e o fluxo de dispensação do medicamento para os casos suspeitos de Influenza A H1N1 diagnosticados e solicitados pelo serviço de atendimento médico dos municípios.

Alerta

A SES e a GRS Uberlândia alertam que o verão não inibe a circulação do vírus causador da gripe A. A queda na transmissão da doença está relacionada ao fato de, nesta estação do ano, as pessoas ficarem menos em espaços fechados e aglomerados do que no inverno. A SES e a Gerência reiteram a importância da adoção de cuidados com a higiene, como lavar constantemente as mãos, cobrir a boca ao tossir ou espirrar e as narinas com um lenço ou levar o antebraço ao rosto, entre outras medidas.

Agência Minas
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores