sábado, 30 de janeiro de 2010

Jovens de Divinópolis (MG) encontram nos CRAS oportunidade para uma vida nova

Parcerias entre Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) e entidades publicas e privadas criam esperança e reforçam cidadania de jovens no Município mineiro / Fotos: Sylvia Pagotto


O Projovem trabalha com valores sociais, éticos, políticos e de cidadania e incentiva a convivência harmoniosa entre jovens e idosos

Os cursos de primeiros socorros estão entre as diversas atividades oferecidas aos participantes do Projovem Adolescente em Divinópolis



A oportunidade de se profissionalizar e conquistar espaço no mercado de trabalho, de ter acesso a opções de lazer e de reforçar o senso de cidadania tem mexido com a vida de centenas de jovens de Divinópolis (MG). O trabalho da equipe do Projovem Adolescente – programa coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) – em parceria com a Fundação Educacional de Divinópolis e Universidade Estadual de Minas Gerais (FUNEDI/UEMG), entre outras entidades, é responsável pelo encaminhamento de muitos divinopolitanos ao mercado de trabalho. Essa tem sido a marca do trabalho desenvolvido nos três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade. 

A parceria acontece desde abril de 2009 e já foi renovada para 2010. Após concluir os cursos oferecidos nos CRAS, muitos desses jovens vencem o desafio de entrar no mercado de trabalho. É o caso de Oséias Silva Dias, 16 anos. Ele trabalha em um mercado como repositor de mercadorias. "Um amigo me chamou por causa dos cursos. Na primeira semana eu já gostei e estou lá até hoje. Já faz um ano e meio. Agora abriu o [curso] de informática e eu pretendo me inscrever. No fim do ano eu tenho interesse em subir de cargo", planeja Oséias. 

Neste ano, será introduzida na iniciativa a plataforma de cursos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com uma nova metodologia e novas oportunidades no mercado de trabalho.

Projovem Adolescente - Modalidade do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, o Projovem Adolescente é voltado, exclusivamente, para a faixa etária de 15 a 17 anos. Serviço socioeducativo de convívio de assistência social, o programa integra as ações de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 

A coordenadora dos CRAS e integrante do Conselho Municipal da Juventude de Divinópolis, Adriana Eva, aponta os resultados da iniciativa. "O êxito do Projovem Adolescente pode ser constatado com melhorias na qualidade de vida e na redução dos índices de violência". Sua declaração se baseia na realidade vivida no dia-a-dia e também num trabalho coordenado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública que diagnostica a exposição do jovem brasileiro à violência, em termos quantitativos e qualitativos. A pesquisa, inclusive, utiliza dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "Temos que comemorar esse resultado. 

Sabemos que ele só foi possível através do investimento em políticas públicas específicas para a juventude, e principalmente de programas como o Projovem Adolescente, que trabalha no território e tem um acompanhamento com as famílias e a rede de serviços, através da equipe do CRAS", finaliza Adriana.

Cidadania e Lazer – Outra premissa deste programa do Governo Federal voltado para os adolescentes - e executado em parceria com os Municípios - é trabalhar com valores sociais, éticos, políticos e de cidadania, possibilitando a eles conhecerem os serviços e políticas existentes em sua comunidade, promovendo o acesso aos direitos sociais.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, num trabalho coordenado com os Centros de Referência, promove regulamente treinamentos e capacitação da equipe responsável pelo Projovem Adolescente em Divinópolis. 

No que diz respeito aos participantes do programa, as atividades são diversas, como os cursos de primeiros socorros, por exemplo. Além de receberem iniciação profissional e social, os adolescentes têm a oportunidade de absorver a cultura regional e de se divertir em atividades de lazer. O jovem Gabriel Márcio Gonçalves relata como entrou no programa e quais os seus planos para o futuro. "Há um ano, uma assistente social visitou a minha casa e me convidou para participar do Projovem. Já fiz uns 16 cursos. Os que eu mais gostei foram os de Atendimento ao Consumidor, Merchandising de loja, Windows, Excel, e Word". E Gabriel deixa claro o tamanho de sua disposição. "Eu pretendo continuar com cursos sobre vendas e informática, depois pretendo fazer o de eletrônica." finaliza Gabriel. 

Entre as atividades que envolvem cultura regional, o CRAS de Divinópolis oferece: participação e valorização de eventos e artistas da cultura popular local; oficinas com pinturas artísticas; exposições de textos nos espaços públicos do Município; oficinas poéticas com artistas locais; promoção e participação em oficinas do Ponto de Cultura; e ciclo de debates.

Na área artística, a dança despertou grande interesse nos adolescente, o que permitiu aos educadores trabalharem aspectos relacionados com o desenvolvimento social. "Eu gosto demais do CRAS, aqui eu já fiz aula de dança, capoeira, street dance, praticamos esportes e assistimos a filmes. Se eu não estivesse aqui, estaria na rua fazendo coisa errada" declarou, aos risos, Lívia Azevedo Maia, de 16 anos.

O Plano de Trabalho para 2010 foi feito de forma participativa, numa tentativa de garantir a ampla e concreta participação dos jovens. Os CRAS de Divinópolis pretendem dar continuidade às atividades, focando as ações que visam a orientação cidadã e a inserção destes adolescentes no mundo do trabalho, a partir de um diagnóstico das principais viabilidades econômicas e demandas do Município. Além de manter as entidades que acompanharam o programa ao longo do ano de 2009, novas parcerias serão criadas com empresas e indústrias neste ano. 

Divinópolis é um Município que possui 709 km² e 216,099 mil habitantes. Destes, cerca de 58 mil são jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, de acordo com informações do Conselho Municipal da Juventude e IBGE. O Projovem Adolescente atende 300 adolescentes, distribuídos entre o CRAS Sudeste: Rua Xisto Gontijo, 170 – Bairro Interlagos; CRAS Nordeste: Rua José Santos Silva, 41 – Bairro Danilo Passos II; e o CRAS Sudoeste: Av. Amazonas, 619 – Bairro São José.
 
Wellington Oliveira | ASCOM / MDS
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura


Seguidores