terça-feira, 10 de novembro de 2009

Pacto federativo pelas águas é tema de encontro nacional em Uberlândia

Pacto federativo pelas águas é tema de encontro nacional

UBERLÂNDIA (10/11/09) - O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), José Carlos Carvalho, será o conferencista desta terça-feira (10), no 11º Encontro Nacional de Bacias Hidrográficas (Encob), em Uberlândia, Triângulo Mineiro. A apresentação terá início às 14h, com o tema 'Compromissos e responsabilidades: o pacto federativo pelas águas'. 

A partir das 15h, os participantes poderão conhecer ações desenvolvidas por Comitês dos estados de Minas Gerais, Alagoas, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo e Sergipe. No caso de Minas Gerais, serão mostrados os esforços para revitalização do rio das Velhas, um dos principais afluentes do São Francisco. 

A recuperação do rio das Velhas é um das principais metas do Governo de Minas e tem como objetivo melhorar as condições ambientais da bacia hidrográfica. O Projeto Estruturador Meta 2010 vem coordenando os trabalhos de articulação, mobilização e busca de convergência dos interesses do Governo do Estado, prefeituras dos municípios localizados na bacia e sociedade. 

Na parte da manhã, a partir de 9h, tem início as reuniões das Câmaras Técnicas de Assuntos Legais e Institucionais (CTIL) e de Educação, Capacitação, Mobilização Social e Informação em Recursos Hídricos (CTEM) do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). As reuniões fazem parte dos eventos paralelos que acontecem durante o Encob. 

À noite, o promotor de justiça de São Paulo, José Fortunato Neto, lançará a sexta edição do Dicionário Ambiental. A publicação reúne os principais verbetes referentes ao meio ambiente e seu significado e tem a participação de vários colaboradores. 

O Encob é promovido pelo Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) em parceira com o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). Mais informações sobre evento podem ser obtidas na internet, no endereço www.encob.org 

Parque Estadual do Pau Furado 

Ainda em Uberlândia, a partir de 9h, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, José Carlos Carvalho, participará da posse dos integrantes do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Pau Furado. 

Criado em 2007, o Parque é a primeira unidade de conservação da categoria criada no Triângulo Mineiro. Os conselheiros terão a missão de discutir os problemas e demandas socioambientais da área de preservação e do seu entorno buscando promover o desenvolvimento sustentável da comunidade local.


Agência Minas


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores