quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Funed trabalha para aprimorar qualidade dos diagnósticos


BELO HORIZONTE (04/11/09) - A Fundação Ezequiel Dias (Funed) e o Laboratório Central (Lacen) de Minas Gerais realizam até esta quinta-feira (5), o curso básico para técnicos administrativos e auxiliares que trabalham nos laboratórios responsáveis pela realização de diagnóstico de doenças como meningite, coqueluche, difteria, leptospirose, febre amarela, sarampo, rubéola, influenza, raiva, HIV, hantavirose, hepatites virais, leishmaniose humana e canina, toxoplasmose e doença de Chagas. 

O evento reúne cerca de 90 profissionais de laboratórios macrorregionais do estado, localizados nas cidades de Barbacena, Diamantina, Juiz de Fora, Montes Claros, Pouso Alegre, Uberaba e Teófilo Otoni, e também, da própria Funed e tem como objetivo ampliar o conhecimento dos técnicos a respeito das doenças cujo diagnóstico é realizado na Fundação. 

A programação inclui palestras dos técnicos de diferentes laboratórios da Funed sobre a rotina de recebimento de material - tipos de amostras, maneira correta de armazenagem e transporte - para realização do diagnóstico. Segundo a chefe do Serviço de Gerenciamento de Amostras Biológicas, Cristiane Mendes Pereira Santiago, uma das organizadoras do curso, o encontro contribui para a formação dos técnicos e ajuda a promover maior interação entre os serviços oferecidos pela Funed. 

Para a técnica do laboratório macrorregional de Teófilo Otoni, Gliciane Oliveira dos Anjos, o curso apresentou novas informações sobre o gerenciamento de amostras, contribuindo para melhorar os procedimentos. “É também uma oportunidade para esclarecer dúvidas sobre algumas doenças e entender porque o material referente a algumas enfermidades demanda um maior número de procedimentos e critérios para recebimento, transporte e diagnóstico”, afirma a profissional. Para Adriana Ribeiro, do Serviço de Doenças Parasitárias da Funed, o aprendizado é muito válido para o desenvolvimento do trabalho diário, contribuindo para a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, além de fortalecer a integração entre os técnicos da sede e das unidades regionais.

Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores