quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Cultura recebe inscrições para a 3ª edição do Cena Minas

Artistas, companhias circenses e grupos de teatro já podem se preparar para concorrer a recursos do Cena Minas – Prêmio Estado de Minas Gerais de Artes Cênicas. Iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, com patrocínio da Copasa e parceria com o Instituto Cultural Sérgio Magnani, o prêmio está recebendo inscrições até o dia 20 de novembro. Serão concedidos R$ 1,110 milhão, com base na Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O objetivo é incentivar e fortalecer as produções cênicas no Estado, nas áreas do teatro, da dança e do circo, garantindo a manutenção de espaços e fomentando a formação de público, por meio da ampliação do acesso à arte. O edital e os formulários de inscrição estão disponíveis nos siteswww.cultura.mg.gov.br e no www.institutosergiomagnani.org.br.

“Em sua terceira edição, o Cena Minas já se consolidou como mais um mecanismo de incentivo às artes cênicas, manifestação que tem presença forte na cultura mineira, desde suas formas mais tradicionais até as mais contemporâneas. Através deste prêmio, o Estado quer contribuir para a sustentabilidade da produção artística em Minas, possibilitando aos nossos artistas condições de trabalho e estrutura adequada para que eles possam concretizar e consolidar seus projetos”, afirma o secretário de Estado de Cultura, Paulo Brant. Nas duas primeiras edições do programa foram beneficiados 192 projetos de todo o Estado.

O Cena Minas contempla três categorias: Manutenção de espaços de grupos de teatro e dança; Formação de público e Equipamentos e materiais para circos. As inscrições podem ser feitas pessoalmente ou enviadas pelo correio até 20 de novembro de 2009, das 9 às 17 horas, na Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (avenida Assis Chateaubriand, 167 – Floresta, CEP-30150-100 - Belo Horizonte, MG).

Para o circo mineiro

A premiação é o primeiro mecanismo de fomento do Governo do Estado voltado às atividades circense, das mais antigas artes de espetáculo do mundo e que, atualmente, enfrentam desafios de toda ordem.

Para manter viva e saudável essa modalidade artística, a Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Cena Minas, propicia o investimento na renovação e na manutenção de equipamentos, lonas, figurinos e outros materiais essenciais para a revitalização da tradição circense. No site da Secretaria de Cultura também está disponível uma cartilha, “Seja Parceiro do Circo”, produzida em 2007, que orienta interessados, sobretudo prefeituras municipais, sobre como se tornar parceiros do circo por meio da efetivação de seu acolhimento nas cidades.

Comissão de análise

Também estão abertas as inscrições para os interessados em participar da Comissão de Análise, à qual cabe avaliar e aprovar os projetos apresentados ao Cena Minas. Podem se inscrever, até o dia 20 de outubro, entidades, sindicatos, instituições e associações civis sem fins lucrativos, de âmbito estadual, do setor cultural. O edital, formulário e mais informações também podem ser acessadas no www.cultura.mg.gov.br.



Agência Minas


farolcomunitario | rede web de informação e cultura


Seguidores