segunda-feira, 20 de julho de 2009

SES acompanha possíveis casos de Gripe A em Minas Gerais

BELO HORIZONTE (20/07/09) – Sobre as medidas de enfrentamento da Influenza A (Gripe Suína), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa: 

1. Minas Gerais tem nesta segunda-feira (20), até o momento, 277 casos suspeitos e 145 casos confirmados de Influenza A. Há 262 descartados. 

2. Foram confirmados, por meio de exames laboratoriais, 04 (quatro) novos casos da Influenza A. Foram descartados 21 casos. 

3. Minas têm hoje 15 pacientes em isolamento hospitalar, sendo 06 no Hospital das Clínicas (HC) e 09 no Hospital Eduardo de Menezes: 

O Hospital das Clínicas da UFMG informa que há 06 (seis) pacientes internados para investigação da Influenza A (H1N1). São eles: 

- Homem, 27 anos internado desde o dia 29 de junho, com diagnóstico confirmado para a Influenza A (H1N1). Respira com a ajuda de aparelhos, seu quadro permanece grave, sem alterações. 

- Criança de oito meses, do sexo feminino, proveniente de Belo Horizonte, internada desde o dia 14 de julho. Assim como nesse domingo (19) ela apresenta tosse, está sem febre e está clinicamente estável. 

- Homem, 41 anos, proveniente de Belo Horizonte, internado desde sexta-feira (17). Ele ainda apresenta coriza, febre, tosse produtiva, dor de garganta e leve dispnéia, mas seu quadro é clinicamente estável. 

- Homem, 50 anos, proveniente de Miami. Ele encontra-se afebril e está clinicamente estável. 

- Mulher, 22 anos, de Belo Horizonte, foi internada também na sexta-feira (17). Ela apresenta tosse seca e febre, mas está clinicamente estável. 

- Adolescente, 15 anos, do sexo feminino, foi internada no sábado (18). Seu quadro está estável. Ela apresenta sintomas gripais, como tosse, coriza e febre.

Tiveram alta nesse domingo (19) e serão monitorados em casa: 

- Criança, 3 anos, sexo masculino, proveniente de Belo Horizonte internado no dia 16 de julho. 

- Homem, 33 anos, proveniente de Belo Horizonte, internado no dia 17 de julho. 

- Criança, 05 meses, do sexo masculino, proveniente de Belo Horizonte, internada no dia 17 de julho. 

O HC/UFMG informa ainda que atendeu neste fim de semana 101 pacientes no Ambulatório de Referência em Influenza A (H1N1), sendo 33 pacientes atendidos no sábado (18), 34 atendidos nesse domingo (19) e mais 34 atendidos até 12 horas desta segunda-feira (20). 

No Hospital Eduardo de Menezes há 09 pacientes com sintomas da Influenza A, sendo 07 na enfermaria e 02 no CTI: 

Enfermaria: 

- Paciente sexo feminino de 40 anos. Entrada em 10 de julho. Quadro moderado. Pneumonia grave. Evoluindo sem febre e com melhora da dispnéia. 

- Paciente sexo masculino de 24 anos. Entrada em 16 de julho. Melhora clínica, previsão de alta para esta segunda-feira (20). 

- Paciente sexo feminino de 21 anos. Entrada em 16 de julho. Quadro leve. Procedente do Rio Grande do Sul. Sem domicílio em BH, internado para manter isolamento respiratório. 

- Paciente sexo masculino de 56 anos. Entrada em 17 de julho. Quadro moderado. Portador de comorbidades hepáticas; quadro de pneumonia bacteriana em tratamento. Procedente do Rio Grande do Sul. 

- Paciente sexo feminino de 18 anos. Entrada em 17 de julho. Quadro moderado. Portadora de comorbidade pulmonar. Com exacerbação e pneumonia bacteriana. Evoluindo com melhora progressiva. 

- Paciente sexo feminino de 29 anos. Entrada em 19 de julho. Quadro respiratório leve a moderado. Permanece em observação. Procedente de Betim.

- Paciente sexo masculino de 32 anos. Entrada nesta segunda-feira (20). Quadro gripal agudo leve, sem indicação de permanecer internado; previsão de alta ainda para esta segunda-feira (20). 

CTI: 

- Paciente sexo masculino de 60 anos. Entrada em 11 de julho. Estável do ponto de vista respiratório. Aguardando transferência para unidade coronariana.

- Paciente sexo feminino de 48 anos. Entrada em 15 de julho. Quadro ainda grave. Respira com ajuda de aparelhos. 

Nesta terça-feira (21), profissionais de saúde que atuam em hospitais da Grande BH começam a passar por uma capacitação visando ao diagnóstico e tratamentos precisos da Influenza A. O treinamento, ministrado por equipes do Hospital Eduardo de Menezes, será estendido, gradualmente, para todo o Estado. 

A SES tem desenvolvido, desde o dia 3 de julho, ações de sensibilização de caminhoneiros que transportam cargas internacionais em dois portos secos do Estado – Betim e Uberlândia. A partir desta segunda-feira (20), a mesma ação será desenvolvida também em Uberaba, Juiz de Fora e Varginha. O objetivo é conter o avanço da Influenza A H1N1 em Minas.


Agência Minas


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Um comentário:

  1. Brigadão pelo apoio!

    Em nome de toda comunidade, agradeço imensamente o seu apoio nessa nossa luta para resgatar um pouco daquilo que já foi nossa cidade como Estância Hidromineral de Minas Gerais.

    Saudações,

    Gilberto Lemes
    Blog: Cambuquira.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores