quarta-feira, 8 de julho de 2009

Iturama terá Feira de Touros do Pró-Genética no dia 12

ITURAMA (08/07/09) - Na Exposição Agropecuária de Iturama (Exporama), que começou nesta quarta-feira (8), os produtores rurais do município do Triângulo Mineiro e região terão a oportunidade de melhorar seus rebanhos, com a aquisição de touros de origem comprovada, com registro genealógico, por meio do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais (Pró-Genética).

A Feira de Tourinhos de Iturama será realizada no domingo, dia 12, a partir de 8 horas. Será a 29ª Feira de Touros do Pró-Genética. Entre 2006 e 2008, o programa registra um balanço geral de 699 animais comercializados. 

Em Iturama, o evento acontecerá durante a Exporama, no Parque de Exposições, onde profissionais da 
Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) ficarão responsáveis pelo atendimento técnico dos produtores. 

Os touros ofertados no Pró-Genética devem ser puros de origem, possuir exame andrológico (um atestado de que o touro está apto à reprodução), atestado sanitário, avaliação para produção leiteira e possuir o certificado emitido pela associação da raça quando animal alcança a idade produtiva. 

Segundo o coordenador técnico de pecuária regional Wilson Marajó Fernandes, a Emater-MG tem realizado um trabalho eficiente na organização da Feira, divulgando os benefícios do Programa e levando recomendações técnicas para que os produtores efetuem bons negócios. "Com o apoio de parceiros como o Sindicato dos Produtores Rurais e a ABCZ, a mobilização de produtores é eficaz e os resultados positivos têm sido alcançados com rapidez", comenta o coordenador técnico da Emater-MG. 

Origem garantida 

Para adquirir os animais reprodutores o pecuarista deve procurar o escritório da Emater-MG mais próximo, com a documentação necessária. Caso haja a aprovação, o produtor recebe a declaração de aprovação ao Pronaf, depois deve ir ao banco responsável pelo financiamento para aprovação do cadastro. 

Em abril de 2008, o agricultor familiar da cidade de Carneirinho, José Silva Socorro, adquiriu com financiamento um tourinho da raça Nelore. Ele explica que teve conhecimento da Feira de touros através da Emater-MG local, pois sempre participa de reuniões e recebe visitas de técnicos. A compra foi decidida com o objetivo de melhorar o seu rebanho, colocando um animal de boa qualidade na propriedade. Os resultados não demoraram a aparecer e o pequeno produtor comemora: "Minha principal atividade é pecuária de leite, mas resolvi adquirir o tourinho para fazer um teste. Tive uma melhora na produção, já são 10 bezerros, crias do tourinho que comprei no Pró-Genética". 

Na programação do Pró-Genética em Iturama, serão ofertados cerca de 50 animais. Mais informações: (34) 3411-2164.


Agência Minas


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores