segunda-feira, 29 de junho de 2009

Queijo vendido na Ceasa terá que passar por adequação


Produtores de queijo de fazenda terão que se adequar às normas de produção, transporte e comercialização para continuar a vender na Ceasa Minas. Um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) foi assinado nesta segunda-feira (29) entre o Ministério Público de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)Secretaria de Estado de Saúde (SES) e produtores. O prazo para adequação a todas as exigências é de dois anos. Neste período, só poderão manter a comercialização no local aqueles produtores que assinaram o termo.


"A adequação é um processo para atingir uma produção competitiva, que garanta a segurança alimentar", afirmou o secretário de Agricultura, Gilman Viana. Segundo ele, as mudanças feitas vão garantir um novo padrão de qualidade ao queijo vendido no Mercado Livre do Produtor (MLP) da Ceasa de Contagem, Caratinga, Uberlândia, Barbacena e Governador Valadares. "A adequação vai gerar melhor renda para o produtor, pois os queijos comercializados na Ceasa serão uma referência de qualidade", explicou. 

Para o promotor de Justiça, José Antônio Baeta, o prazo para o ajustamento vai possibilitar que os pequenos produtores continuem na atividade, oferecendo queijos sem risco de contaminação. "É uma ação inovadora, que vai trazer segurança ao consumidor", afirmou. 

Nos próximos 30 dias, técnicos do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) irão percorrer as propriedades cadastradas no TAC e listar as adequações que cada uma precisa fazer. Entre elas estão a obrigatoriedade de etiqueta nos produtos, indicação sobre data de fabricação, validade e propriedade de procedência, além nome do produtor. Só poderão ser comercializados os derivados do leite cuja produção tiver sido autorizada pelo IMA. 

"O ganho será percebido pelos produtores em pouco tempo, pois terão um queijo mais valorizado. Acredito que, antes mesmo do prazo estabelecido, eles consigam adequar a produção", disse o procurador geral de Justiça de Minas Gerais, Alceu José Torres Marques. Cerca de 50 produtores comercializam queijo de fazenda nas unidades da Ceasa Minas.


via Agência Minas

Veja também o que publicamos sobre queijo

Seguidores